INDICE CRISTÃOS BEREANOS

terça-feira, 24 de maio de 2011

TENDO UMA AUTÊNTICA VIDA CRISTÃ.



Texto: 2 Tm 2.3-5.

INTRODUÇÃO.

Encontramos aqui nestes versículos, o Apóstolo Paulo comparando a dedicação de um soldado, pronto para agradar o seu comandante, refletindo assim um valor espiritual de uma vida autentica de cristão, afirmando assim que a disciplina por meio as aflições tem objetivo, uma recompensa final: A Vida Eterna. Iremos entender o que é aflições, o que significa “disciplina” e como obter um vida cristã autentica e saber para que serve as aflições e as disciplinas.

1. O QUE SÃO AFLIÇÕES E DISCIPLINA?
1.1 – Aflição(ões) - Segundo o dicionário de Língua Portuguesa Luft, significa: Agonia, angústia, afligimento, inquietação. Segundo O Léxico do N.T Grego/Português é: στενοχώρια, ας, ή (stenokôria, as, ê) fig. aflição, angústia, dificuldade, problema Rm 2.9; 8.35; 2 Co 6.4; 12.10. Vejamos o que nos diz Paulo.
a) Paulo quando falava de aflições, ele estava se referindo:
  • as tribulações provenientes de um viver integro, santo e verdadeiro diante de Deus. (v 3,5)
  • estava preparando Timóteo, a que enfrentasse tais aflições, assim como ele por amor a Cristo. (v 3; Jo 16.33).
  • e que os sofrimentos ou aflições lhes ajudariam por meio da disciplina atingir o alvo esperado, que é: a salvação de outros (v 10), a aprovação diante de Deus (v 15), purificação e honra (v 21) e por fim “instruindo com mansidão” levando outros a se despertarem, arrependendo-os ao ter o conhecimento da verdade, arrebatando-os dos laços do diabo. (vv 25,26).
b) Paulo falava sobre “disciplina” provenientes de três exemplos, o que significam?
Primeiro, as disciplinas visam o aperfeiçoamento do individuo á enfrentar certos obstáculos. Era isso que Paulo estava tentando apresentar a Timóteo através de alguns exemplos: (vv 4-6).
  • O soldado – Paulo tinha em mente o soldado grego, que preferia o sacrifício da própria vida do que viver sem honra. Ajamos de modo disciplinado, afim de agradar ao que nos arregimentou para a guerra. (v 4).
  • O atleta – algumas traduções, não faz referência sobre o atleta, mas vejamos: “Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas.” (2 Tm 2.5 – ARA). Na época de Paulo os atletas eram mais do que disciplinados, que na conquista para receber uma coroa de ouro, empenhavam-se além de suas forças, buscavam o impossível.
  • E por fim, o agricultor – A perseverança que o agricultor tem em relação ao cuidado da terra, ele ara, planta, carpina e cuida do plantio, até este dá o resultado esperado. Assim é o no cultivo do fruto do Espirito, precisamos ter disciplina e paciência.

2. TENDO UMA VIDA AUTENTICA.
Autenticidade – é um substantivo feminino, tendo origem no adjetivo autentico e significa aquilo ou aquele que é verdadeiro, genuíno. Uma vida autentica é a que se enquadra em todos os requisitos legais e verdadeiros da palavra de Deus. Vejamos o que é necessário para ter uma vida autentica.
a) Dando um autentico testemunho. (1.8)
Paulo instrui a Timóteo que nunca se envergonhe de Cristo, e nem dele “por ser prisioneiro em Roma” (vv 16,17) insistindo a que ficasse firme, apto a passar por aflições como bom soldado de Cristo. (2.3) É preciso darmos testemunho embora em meios as aflições para que assim possamos ser vitoriosos, significa mostrar a realidade de uma vida transformada e renovada por Cristo, e que muitos possam assim ser tocados e transformados, e assim também batalhar pela a fé em Cristo.
b) Guardando a Palavra. (1.13)
Paulo ensina que devemos guardar todo ensinamento genuíno, fazendo a nossa vida ficar modelada segundo os padrões da palavra de Deus, expressando assim o verdadeiro testemunho (3.10). Para isso fomos alistados, deixando todo o embaraço do mundo e militar legitimamente. (2.4).
c) Fortificando mediante a Graça de Cristo. (2.1)
É fortalecer-se no Senhor Jesus e na força de seu Poder (Ef 6.10), militando uma boa milicia, conservando assim a nossa mente limpa e obediente a Cristo Jesus. (I Tm 1.18,19; 2 Co 10.5)

3. TENDO UMA RECOMPENSA AUTENTICA.
Recompensa – Paulo havia falado sobre três exemplos: o soldado, o atleta e o agricultor, todos eles tendo um objetivo, que é alcançar uma recompensa final. O soldado almeja vitória na guerra para obter honra, o atleta corre para alcançar uma coroa perecível e o agricultor enfim, espera o fruto da terra. É assim também o cristão autentico, almeja uma recompensa ao final desta lida, a qual o nosso Cristo prometeu. Por isso “corramos com paciência, a carreira que nos está proposta” para enfim assim a coroa da Vida Eterna.
a) “Combati o bom combate” (4.7).
Paulo se qualificava como um “bom soldado”, que sabia que estava chegando ao fim de sua batalha, mas que estava disposto de seguir até o final, para assim receber “...a coroa da justiça...” no qual “...o Senhor dará naquele dia...””...a todos que amam a sua Vinda”. (4.8). O nosso empenho não é pelo o efêmero desta vida (1 Co 15.19), mas o bem eterno que receberemos de Cristo. (Ap 2.10).
b) A certeza da recompensa – Temos nós a certeza da nossa recompensa?
Quando falamos da recompensa, como já foi explicado anteriormente, devemos ter em mente que ela é eterna, e que esta certeza é garantida por meio de Cristo. Se estamos verdadeiramente militando de conforme com a vontade de Deus, então sabemos que a “vida eterna” nos é garantida, veja o que diz Pedro; “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (I Jo 5.13). Deus nos chamou, e essa chamada incluía “lutas, perseveranças, confiança, certeza e por fim recompensa” e isso depende da nossa ligação com Ele. (Jo 15.1-11)

CONCLUSÃO.

Portanto, para ter uma vida autentica, é preciso ter compromisso concreto, pensável, pois para seguir a Cristo precisa de muita disposição, coragem, bravura, paciência, precisa realmente carregar a cruz, para assim alcançar o bem precioso “viver com Ele na eternidade”. É preciso amor, gratidão, humildade e reconhecimento, sabermos que não merecemos nada, por sermos pecadores, mas Ele nos amou primeiro (1 Jo 4.19), e esse amor nos fez a nossa reconciliação com Deus (2 Co 5.19). e essa reconciliação nos concede mediante a graça de Cristo a Vida Eterna. (I Jo 5.12). Paulo nos desafia a mirar essa meta: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, mas não nas que são da terra" (Cl 3:1-2).
BIBLIOGRAFIA.

Estudo elaboarado por: José Roberto