INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

QUAL É O FUNDAMENTO DO CRISTIANISMO?



Texto: I Co. 3.10,11

Introdução: 


Fundamento – Gr. Themelios – alguma coisa colocar no chão; uma fundação (de edifício, etc.), as santas escrituras falam sobre fundamento, e este é apresentado na pessoa do Senhor Jesus, que segundo as profecias, é a pedra de esquina rejeitada pelo os edificadores. (Sl 118.22; Mt. 21.42,44; Mc.12.10; Lc.20.17; At. 4.11;  Ef.2.20 e I Pe. 2.6.). Mas, porém aqueles que se fundamentam nesta pedra, jamais serão abalados e nem confundidos, pois estão com os seus pés firmes, (Sl. 40.2). Está fundamentado em Cristo, é andar conforme a sua palavra, é viver segundo a sua palavra, rejeitando todos os rudimentos do mundo, rejeitando toda a conduta humanística. (Mt. 7.26,27)


1.OS TIPOS DE FUNDAMENTOS.


A)Os fundamentos segundo a visão religiosa.
Este está embasado no contexto de religiosidade e ritualidade, não é um fundamento de bases sólidas e verdadeiras, pois todo o sistema meramente religioso, apenas contém a visão humana em detrimento a vontade divina, pois por mais que o religioso se esforça na prática religiosa, jamais terá como atingir a plenitude da vontade de Deus. A religião por mais que se apresente como um meio de levar o ser humano a presença de Deus, ou outra divindade, jamais trará o meio pelo o qual o ser humano, venha adentar a presença de Deus. Na época de Jesus, existiam muitos religiosos, ritualistas, homens apegados com aparência de verdadeiros servos de Deus, mas vive em constante rebelião diante do criador, Jesus várias vezes repreendeu a hipocrisia de tais religiosos. (Mt. 7.5; 15.7; 23.23; Lc.13.15).


B) Os fundamentos do tradicionalismo.
Por incrível que pareça, muitas pessoas apesarem de não serem tão religiosas, ou até mesmo não praticam nenhuma religião, se apegam ao tradicionalismo advindo dos seus antepassados, se apegam as filosofias vãs desse mundo, preferindo viver de acordo com o “modus vivendi” da sociedade, apegando a fundamentos frágeis, que mais cedo ou mais tarde irão leva-los á ruinas. São pessoas que estão construindo sobre o fundamento “areia”, como expressou o Senhor Jesus, e logo-logo desfarão tudo aquilo que foi edificado em fundamento falso. (Mt .7.24,25).


C) O fundamento do Cristianismo.
Percebe-se logo, que a palavra “cristianismo” vem do nome Cristo, daí surgiu o termo Cristão “gr. Christianos” que ocorre 3 vezes no N.T (At. 26.28; I Pe. 4.16), sendo chamados pela primeira vez os crentes de Antioquia (At.11.26), na qual este termo já dava uma conotação de “servo” ou “aquele que segue á Cristo”.

2.QUE CONSISTE O FUNDAMENTO DO CRISTIANISMO?


A) O cristianismo não está prendido aos conceitos humanos de uma religião.

 
Pois a religião, embora tenta fazer o homem viver melhor no mundo, jamais poderá incrementar neste a natureza santa, divina de Cristo, que torna o homem transformado, capaz de transformar o meio que vive, trazendo um conceito acima da religião. Pois este conceito, é o mover de Deus na vida do individuo, que quando reconhece a sua fragilidade e pecaminosidade, se apega as doutrinas estabelecidas na palavra de Deus. E o crente, o Cristão precisa está edificado sobre o fundamento de Cristo e de seus apóstolos. (Ef.2.20).


B) O cristianismo não está fundamentado na historicidade da Igreja.


Embora, a história apresenta fatos que fizeram grandes transformações em meio a secularidade da igreja, esta tem se perdido em meio aos anos, a igreja mesmo tendo suas doutrinas rudimentada e fundamentada no conceito apostólico, os anos a fizeram desprezar o verdadeiro fundamento, alegando um fundamento meramente humano. É o que alega a Igreja, denominada “católica”, que afirma categoricamente está fundamentada numa “pedrinha” Petros, em vez de o Fundamento “Yesous Christós” conforme Mateus 16.18. Enquanto que os verdadeiros cristãos estão estabelecidos na “Rocha” verdadeira, Cristo Jesus.


C) O Cristianismo não se fundamenta nos conceitos denominacionais.


Mesmo fora do contexto religioso, a igreja cristã tem absorvido muitos conceitos religiosos, os quais tem tornado no passar dos anos um novo peso sobre o homem convertido. Os surgimentos das doutrinas e costumes humanos, que não se embasa na palavra de Deus, tem tornado o homem cada vez mais “um religioso” com nova roupagem, ou tem feito um fanático, dominado pelos os conceitos dos lideres, fazendo mais um prisioneiro “cristão”, sem direito a liberdade de pensamento, a lógica e interpretação exegética de tais doutrinas. É mais um cristão religioso. “Fomos chamados para liberdade...” (Gl 5.1,3). E Paulo nos exorta, que não devemos ser presas, seguindo “filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição de homens, segundo os rudimentos do mundo e não de Cristo”... “mas devemos está “arraigados e edificados nele e confirmados na fé...”.(Col. 2.7,8).


3. CRISTO, O FUNDAMENTO VERDADEIRO.

 
A) Cristo é o fundamento da Igreja.

 
Pedro expressa que Jesus Cristo é “o Filho do Deus Vivo” e sobre esta declaração, Cristo diz: (parafraseando) “...Olha Pedro, sobre a afirmação que fizeste, estabelecerás a minha igreja, e as portas do inferno não poderá vence-la,” Ele referia sobre o fundamento, de que a igreja estava e seria erigida sobre Ele a Rocha de Sião, a Pedra Principal de esquina, a fortaleza perpetua dos crentes, na qual os que ali estabelecem jamais serão abalados. Pois não estão fundamentados nos conceitos filosóficos, religiosos, humanos, mais erguidos fortes e imbatíveis, onde nem mesmo o inferno poderá vencê-los, é Jesus que segundo Daniel será como a pedra que “esmiuçará” no fim dos tempos todo o sistema fomentado por satanás. (Mt.16.18; Dn. 2.34,35).


B) Cristo é o fundamento que não pode ser removido.


Paulo fala sobre o fundamento que ele mesmo pôs para os crentes em Corinto, ele fala sobre a solidez da palavra de Deus, a qual ninguém poderá removê-la, se este está em Cristo jamais permitirá alguém por outro fundamento. Por que cada um que edifica, edifica sobre o fundamento de Cristo. O Apostolo Paulo explica que se alguém sobre o fundamento edifica um edifício, o material será provado pelo o fogo, na qual estabelecerá o tipo de galardão. (I Co. 3.10,11). Por isso que o cristão está cabalmente como verdadeiro discípulo, transparecendo as características de seu Mestre. E está em Cristo, estabelecido em sua palavra, significa está sujeito as adversidades deste mundo, sofrendo se preciso for, por está abraçando a “pedra rejeitada”, sabendo que o nosso bem maior não está no mundo, mas na glória com Cristo. Por isso Paulo afirma “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade” (2 Tm.2.19).


CONCLUSÃO:


Está fundamentado em Cristo, não é está ligada a tradição familiar, nem a religião, pensamento filosófico, nem tão pouco um sistema de costumes denominacionais, as vãs sutilezas dos homens que manipula os que estão com os olhos vendados, que possamos está em Cristo livres com a liberdade que Ele nos deu, pois Ele mesmo disse; “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”... (Jo. 8.36). Não consideramos que a liberdade se transforme em libertinagem, pois traria ou levaria o homem novamente aos laços de pecados e perdição. Mas que a nossa liberdade seja para praticar e manifestar a imensidão e grandiosidade do Reino de Deus, este é o verdadeiro fundamento, levar o homem á presença de Deus. Lembre-se “qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade”...


    ESBOÇO REALIZADO POR: JOSÉ ROBERTO, “INSPIRADO POR DEUS” EM 22/09.