INDICE CRISTÃOS BEREANOS

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A FALIBILIDADE DOS PROJETOS HUMANOS.

Texto: Tiago 4. 13-16

"Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna."

Mediante o novo Ano que se inicia, com ele as promessas de renovação e de mudança se tornam a base da esperança de muitos, seja ela qual for: de vida, de sonhos, de objetivos que não foram alcançados, e assim imaginamos que quando não atingimos é por que não focamos com responsabilidade os nossos objetivos. D a ansiedade pela a mudança, o desejo de suprir o que não foi alcançado recomeça, e não paramos um só momento para refletir que todas as coisas são dependentes de um Deus Vivo que fez o mundo e tudo que nele há. 
Por isso, encontro nas palavras de Tiago, que nos apresenta como é falível os projetos humanos e ele discorre sobre a falibilidade humana em querer traçar objetivos ou alcançar alguma meta ou mudança de vida, sem a permissão ou dependência de Deus. Tiago faz referencia sobre os ricos, não é propriamente "a riqueza em si", mas a avareza que é advinda da riqueza, como meio de auto independência, como se fizesse o homem tomar decisões sem a dependência de Deus. "Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;" - Que é o homem para formalizar a sua existência futura? É como o tal homem que Jesus citou na parábola quando disse: "E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga."  (Lucas 12 : 19) Será mesmo que temos uma garantia de  que haverá vida, mediante as nossas próprias providências? Sabemos que não! somos dependentes inteiramente de Deus.
"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece". - Esta é uma verdade incontestável, infalível e imutável, pois somos humanos e pecadores, e por causa do pecado somos limitados em nossa existência. Essa palavra que vos dou, não é para desencorajá-lo, mas sim, mostrar que temos sonhos, objetivos e metas, mas desde que eles sejam norteados e dirigidos por Deus, Não sabemos o dia de amanhã. Como diz a palavra "O que é a vossa vida?", sabemos que a nossa vida é passageira e por tanto somos limitados, e não sabemos de exato quando deixaremos de existir. Esta vida, foi dada como um meio, privilégio e oportunidade para buscarmos os nossos objetivos, que não se limita ao materialismo ou secularismo, mas um objetivo maior: "O espiritual". Devemos sim viver a nossa vida comumente dirigida por Deus, mas buscando com objetividade cumprir com os desígnios de Deus. Miqueias nos lembra: "Levantai-vos e andai-vos, pois não será aqui o vosso descanso" Mq 2.10.
Lembrar que em tudo devemos reconhecer a Soberania de Deus, e venhamos a dizer: "Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo". 

Por tanto, amados de Deus não parem de sonhar e traçar metas e alcançar objetivos, mas não esqueçamos da nossa limitação humana e a dependência total de Deus e que em primeiro lugar devemos buscar o seu Reino e a sua justiça (Mt 6.33), pois o nosso olhar deve está voltado para Jesus (Hb 12.2). E não fazer, como alguns que seguem suas próprias presunções, como diz Tiago: "toda a glória tal como esta é maligna.", mas procurar fazer o que for bom e do agrado do Senhor Jesus, sabendo fazer o bem.

Meditem: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado". Tiago 4.17

José Roberto Alves

"Feliz Ano Novo, Feliz 2018 em nome de Jesus!"

Para meditação: Salmo 20.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário