INDICE CRISTÃOS BEREANOS

sábado, 16 de dezembro de 2017

NATAL - O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ?



O QUE É O NATAL?


   Será que é como as pessoas imaginam ser? Será que o motivo para tantas celebrações, realmente demonstra o sentido do verdadeiro natal? Imagine só! Quantas vidas neste período, que apenas celebram esta data, mas com um pensamento tão distante da realidade de se tirar o verdadeiro sentimento natalício. Imagino que alguém poderá até dizer, que eu seja contrário ao que as pessoas fazem! E que talvez este pensamento expresse apenas minhas opiniões! Mas, vamos deixar um pouco os nossos preconceitos, sejam eles quais forem, e saíamos a uma dimensão que o próprio Deus preparou para nós. Deus na sua infinita misericórdia, criou o homem, o ser mais excelente em toda a terra, para que pudesse então expressar  a sua imagem e semelhança, o qual caiu em fracassos, transgredindo contra a vontade de Deus o seu criador. Fazendo com Deus jamais abandonasse o mesmo, proveu-lhe meios para que pudesse então se aproximá-lo, (Gn. 3.15) está escrito uma promessa de redenção para com a humanidade:


“e porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."


   Promessa esta que se cumpriria com o nascimento de uma criança, que viria quebrar de vez por todas as maldições que perdura na humanidade, o pecado que tem sido o maior mal que leva o homem a distanciar - se de Deus. Por isso meus amigos a própria bíblia sagrada fala principalmente no antigo testamento, predições, ou que podemos dizer, profecias que afirmaram que esta criança haveria de nascer, um momento tão esperado não somente pela nação judia, mas toda a humanidade, por isso que Paulo afirma: "havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus. 1.1,2)”. Ele afirma explicitamente que Jesus é o predito por todos os profetas, como Isaías que disse:

"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." "porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte,Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías. 7.14/9.6) 

O que eu quero dizer, é que Deus teve este cuidado especialmente, para que pudesse então cumprir a plena vontade, que é aproximar-se da humanidade, ser o Deus mais presente nos nosso dia, para que pudesse então nos chamar de filhos, e que pudesse  ver em seus filhos a sua
imagem e semelhança, isto é, o seu caráter santo, puro, piedoso, humilde, amoroso, aquele que sempre pensa no próximo. O profeta Isaías diz, que seu é Emanuel, o Messias seria reconhecido assim, por que Deus estaria dizendo eu sou o "Deus que está convosco", veja com expressa o evangelista Mateus:
 

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. (Mateus. 1.21 ao 23)


Aqui ele mostra qual a finalidade do nascimento de Jesus, que segundo a teologia, nasceu na plenitude dos tempos, o Filho de Deus veio com o objetivo, não de fazer com que seu nascimento fosse apenas motivo de celebrações, de dar presentes, por que isso já aconteceu quando ele nasceu não é motivo de tantas iguarias, bebedices, festas, das quais profanam verdadeiramente o sentido natalino, mas Deus tinha um objetivo cumprir a sua promessa, que a semente da mulher "humana" nasceria, O Todo Poderoso capaz de uma vez por todas tornar sem efeito o veneno do grande mal "pecado" imposto por satanás que enganou o homem no jardim, que tantas e tantas vezes fora profetizado pelos profetas, Jesus Cristo o Filho de Deus "por que ele salvará o seu povo dos seus pecados" eis aí o sentido verdadeiro. Deus expressou a sua compaixão por nós, e que nós fazemos? O que podemos retribuir ao tão grande amor de Deus. "Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou o seu Único Filho, para que todo aquele que nele crê, não perca (ou seja, não morra sem salvação), mas que tenha a Vida Eterna. ' (João 3.16) Por isso amigo, neste dia, perceba que Jesus nasceu para cumprir o objetivo de Deus, veio a este mundo com o intuito de passar por aflições humanas e pudesse ver de perto as fraquezas do homem e pudesse então outra vez dar-lhe a oportunidade de fazê-lo viver plenamente na presença de Deus assim como antes quando de Adão no jardim do Éden. ele estava disposto a padecer por nossas fraquezas, e levar sobre si as nossas dívidas, as nossas injurias, ofensas, pecados que faz o homem ficar separado de Deus, veja o que diz o mesmo profeta Isaías, que anunciou seu nascimento:


“ Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? “Porque foi subindo como renovo perante ele,  e como raiz de uma terra seca;  não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam
o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre   si   as   nossas   enfermidades,   e   as   nossas   dores   levou   sobre   si;   e   nós   o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas  transgressões,  e moído por causa das nossas  iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos  nós   andávamos  desgarrados   como ovelhas;   cada  um  se  desviava  pelo  seu caminho;  , mas   o   senhor   fez   cair   sobre   ele   a   iniquidade   de   nós   todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro,  e como a ovelha muda perante os seus  tosquiadores,  assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua
vida? porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; 
ainda que nunca cometesse  injustiça,  nem houve engano na  sua boca.  Todavia,  ao senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação
do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com  o   seu   conhecimento   o  meu   servo,   o   justo,   justificará   a  muitos;   porque   as iniquidades deles  levará  sobre  si.  por   isso  lhe darei  a parte de muitos,  e com os poderosos repartirá ele o despojo;  porquanto derramou a sua alma na morte,  e foi 
contado   com  . Os   transgressores;  , mas   ele   levou   sobre   si   o   pecado   de   muitos,   e   intercedeu   pelos   transgressores. "   (Isaías   53.1   ao   12)


   Por tanto amado amigo,  neste dia faça uma reflexão ao tão grande amor de Deus, e veja que Jesus deixou a sua glória, a sua posição de Deus junto ao Pai,  e desceu a mais humilhante posição,  bem mais que todo o homem,  pois dispôs-se padecer na cruz por nossos pecados,  para poder fazer-nos   novas   criaturas,   como   diz   Paulo:


"Que se alguém está em cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram (a nossa condição de pecados) e eis que  tudo se fez novo." (2 coríntios 5.17)


É isto o nascimento de Jesus em nossas vidas, quando se dispomos a convidá-lo  a  que  nasça   em nossa  pequena  manjedoura   (  o  coração)   e pomos   como   Senhor   Absoluto   de   nossas   vidas,   o  homem  tem  agora   a possibilidade   de   viver   uma   vida   diferente,   pode   traçar   um  caminho diferente,   e   este   caminho   se   chama   Jesus. Deixe Jesus nascer dentro de você, receba o seu grande amor, siga os seus passos,  não se  limite a uma mera celebração, mas festeje o grande amor de Deus por você, siga os mesmos ensinos de Jesus, quando ele falara a Nicodemos   "necessário   é   que   você   nasça   de   novo!”(João. 3.7). Jesus está disposto a salvar a sua alma, nasce pra Deus e ele cuidará de ti.


“Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e ele tudo o fará” Salmo   37.5


ESTA É MINHA MENSAGEM PARA TODOS VOCÊS, QUE DEUS OS ABENÇOE.


José Roberto, servo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário