INDICE CRISTÃOS BEREANOS

domingo, 2 de fevereiro de 2014

VOLTANDO PARA O EGITO.

Texto: Êxodo 3.10-15


INTRODUÇÃO.

O nascimento do libertador acontecera de maneira especial, pois Moisés fora livrado das mãos das parteiras, escapando da morte, sendo elas tementes a Deus, deixou que um menino (homem) escapasse na esperança de Deus operar a favor de seu povo. Moisés fora nomeado por Deus para resgatar a nação de Israel que vivia debaixo de um fardo muito pesado no Egito. Ele não liderou por motivos pessoais, mas evidentemente se via o chamado especial de Deus na sua vida, a autoridade divina era presente na vida daquele homem, que viveu como egípcio, mas que não terminara sua vida como tal, mas como o verdadeiro libertador chamado por o “EU SOU QUE SOU” o Todo Poderoso. Moisés fez sinais visíveis com pragas miraculosas, um meio de abater os egípcios pelo o poder de Deus, enfim ele guiou o povo do Egito à Terra Prometida, enfrentando deserto, atravessando o Mar Vermelho, alí ele operou vários milagres que demonstraram a sua autoridade divina.

1. O PRIMEIRO ESTÁGIO DA VIDA DE MOISÉS – A EDUCAÇÃO.
a) Moisés vivia como egípcio, mas era um hebreu (2.11-14).
Embora estivesse já aceito por Faraó como filho, Moisés sabia que não era descendente do mesmo, pois ao ver um egípcio agir de maldade contra um dos seus irmãos, imediatamente sentiu o desejo de fazer justiça. Essa não era ainda a sua missão, pois não seria assim que ele viria realizar algo para sua nação. A sua ação demonstrava que mesmo dentro do palácio de Faraó não se achava prendido ao fato de se considerar filho de criação da princesa, suas características estavam apontando para a sua real identidade, ser o libertador de Israel. e esse foi o primeiro passo a ser dado por Moisés para sair do meio daquelas pessoas, era preciso aprender com Deus, era preciso adquirir características de um homem de valor, temente e conhecer bem de perto o Verdadeiro Deus, que não era umas das divindades do Egito, mas o Deus que fala, o Deus que prova quem Ele é, e que jamais Deus nenhum existiu e existirá para opera de maneira eficaz na vida daqueles que pertence a Ele.
b) Moisés e a cultura do “Egito” (2. 6-10).
Moisés com certeza por está em casa de Faraó, era prescindível que o mesmo aprendesse a ciência do Egito e conhecesse toda a sua cultura e religiosidade, sendo varão egípcio por 40 anos (At 7.22-28). Pois seria ridículo se ele como filho da filha de Faraó não vivesse e conhecesse a sua “terra” e seu “povo” que não era de fato a sua real família, mesmo assim a Bíblia relata que mesmo antes de Moisés ser adotado como filho de Faraó, ele fora dado a uma mulher judia ( a própria mãe), que com certeza a mesma incutiu em sua personalidade sobre a sua real situação e descendência, com intuito de alí ser um homem que pudesse ser usado por Deus a favor de seu povo.(Na atualidade, isso é notável nas nossas vidas, que como tal, vivíamos no mundo e adquirimos todo o conhecimento secular, mundano e pecaminoso em todas as áreas, mas que fomos resgatados por Deus para servir na sua obra, afim de alcançar as almas que estão lá no mundo perdidas.)

2. O SEGUNDO ESTÁGIO DE MOISÉS – O PREPARO.
a) Moisés, o pastor de ovelhas.(3.1)
Temos aqui o segundo estágio da vida de Moisés, que ao sair do Egito se depara nas terras de Midiã, encontrando alí uma família de pastores, pois as filhas de Jetro (Reuel ou Hobabe - Nm 10.29) estavam conduzindo o rebanho (de ovelhas) para saciar a sede (2.17,18), que alguns pastores queriam expulsá-las, mas Moisés defendeu-as e deu água ao rebanho. Foi alí que Moisés recebeu moradia, e por uma família, e ainda adquiriu a profissão de pastor de Ovelhas. Como pastor de ovelhas, era possível ter experiências que mais lhe serviria para a condução do povo de Deus. Queres ser um líder, ser um obreiro, ser usado por Deus na sua obra? Busque adquirir experiências naquilo que se parece tão vil, e não espera que a sua sabedoria, conhecimento irá te fazer o mais preparado apara realizar a obra de Deus.
b) Moisés e a presença de Deus. (3. 2-6)
Lá no Monte Horebe, quando Moisés estava nos seus afazeres, a bíblia relata que de repente uma sarça (arbusto) estava flamejando com um fogo ardente e sobrenatural, que queimava mais não consumia a planta, era Deus se manisfestando para alí falar com Moisés, já se havia passado mais 40 anos, Moisés era mais experiente na vida e no trabalho, com certeza momento certo e preciso para buscar o povo de Deus. O local se torna sagrado, por que alí estava o Deus Santo e Poderoso, que exige de seus servos santidade e reverencia mediante e diante do tabernáculo (19.23; 24.2).

3. O TERCEIRO ESTÁGIO DE MOISÉS – O CHAMADO.
a) Moisés e seu sentimento de inferioridade. (3.10,11)
Deus agora chama Moisés para o trabalho específico, era preciso voltar ao seu lugar de outrora, onde vivera como egípcio, mas com uma missão de apresentar o verdadeiro Deus, que era e é além de qualquer um que se chama de Deus. Assim diz Deus: “Vem e Eu te enviarei a Faraó...” esse Faraó já não era o mesmo que o havia perseguido quando Moisés fugira, mas com certeza seu “irmão”, que provavelmente seria Tutmés III ou Amenotepe II. Deus o chama, e ele parece estar com medo e sentindo como alguém de inferioridade tamanha que diz: “Quem sou eu para ir á Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” - Quem és tu amado de Deus para fazer algo de esplendida responsabilidade? Moisés tinha 40 anos de experiencia no Egito, mas 40 anos em trabalhos árduo, e ainda estava se inferiorizando, com certeza sem Deus nada poderemos realizar, mas quando Deus te chama, vai e confia no Deus de Abraão, de Isaque, de Israel e de Moisés, Ele vai contigo, por que ele disse: “Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte”.
b) Moisés persiste ainda, sobre o que falar ao povo. (3. 13)
Moisés ainda procura saber como falar ao povo, se preocupa de como haveria de fato provar ser ele o enviado por Deus, pois o povo vivia em desespero e uma situação terrível, pois a bíblia relata que o sofrimento era tamanho, que o povo havia clamado a Deus, após um período de 430 anos vivendo como estrangeiros no Egito (2. 23-25). Então mais uma vez Deus apresenta a sua Soberania, quando resolve revelar a Moisés a sua Identidade, quando diz: “EU SOU O QUE SOU'. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros...O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” (3.14,15). Então o crente quando recebe a Cristo, ele já tem essa incumbência de anunciar as boas novas a sociedade, as palavras de um Deus poderoso e salvador, ele tem a responsabilidade de revelar a todos os povos acerca desse Deus que não poupou o Único Filho para morrer e salvar a humanidade de seus pecados. Crente você é chamado para ir ao Egito do pecado, salvar o povo que clama por libertação, o povo que vive na opressão do pecado, que vive cansado e oprimido pela a sociedade relativista e promiscua, cansado e oprimido pela a religião falida e descomprometida com Deus, que tem levado muitas vidas ao abismo. Jesus, aquele que convida a todos a andar com fardos leves, e se compromete ajudar a levá-los, é o mesmo que te envia e te ordena a salvar as vidas que ainda não conseguem sair do tremedal de lodo do pecado. O Mestre ainda insiste: “Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa”. (Lc 14.23).

CONCLUSÃO:
Hoje pergunto: Onde estais Moisés? Deus te chama para realizar o resgate das vidas perdidas e desiludidas com o mundo. Devemos ser corajosos e não temer o inimigo, sendo varão valente com Gideão (Jz 6.12-15), ser disposto como Isaías (Is 6.8), um verdadeiro líder para guiar o povo feito como Josué (Js 1.1-9) e que por fim fez Israel tomar a decisão sobre servir a Deus ou os deuses das nações ímpias, quando disse: “Eu e minha casa (família) serviremos ao Senhor (Js 24.15). A Bíblia fala: “Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas...” (Is 52.7) e o apostolo Paulo pergunta: “...Como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14). E por fim Jesus Cristo ordena: Ide por todo o mundo, anunciai as boas novas a toda criatura...” (Mc 16.15). Vamos irmãos ao Egito pregar, tirar o povo de Deus que está lá, vamos irmão que as promessas de Deus jamais falham, ó ide pregar. Lá do Egito viemos, mas lá tornaremos a Cristo pregar.