INDICE CRISTÃOS BEREANOS

segunda-feira, 25 de abril de 2016

ANTINOMIANISMO – NOS DEIXA DESOBRIGADOS PERANTE DEUS?

Textos: Rm 6 (Ef. 2.8,9/ I Pe 1.14-17)

O que significa?
      O antinomianismo, termo cunhado por Martinho Lutero, do grego O antinomianismo, termo cunhado por Martinho Lutero, do grego ἀντί, "contra" + νόμος, "lei", é definido como uma declaração que, sob a dispensação do evangelho da graça, a lei moral é de nenhum uso ou obrigação, porque somente a fé é necessária para a salvação., "contra" + νόμος, "lei", é definido como uma declaração que, sob a dispensação do evangelho da graça, a lei moral é de nenhum uso ou obrigação, porque somente a fé é necessária para a salvaçãoContradição, aquilo que é contra a lei, oposição recíproca, o equivalente a libertinagem, segundo a visão jurídica, é quando alguem encontra lacunas ou brechas na Lei, e usa para adquirir vantagens. Segundo a visão bíblica, é o abandono ou desprezo a lei, que aqui se refere as leis contidas no A.T, principalmente a Lei dada a Moisés.
     O Nominalismo – significa o tipo de cristianismo existente apenas em nome, sem qualquer realidade com os ensinos das verdades biblicas. Muitos cristãos pensam que por aceitar a graça de Cristo, não é mais necessário observar nenhuma lei. Mesmo que não estejamos debaixo da Lei Moisaica, no caso os judeus e os gentios “a lei do pecado”, não nos deixa desobrigado para com Deus. Pois a partir do momento que Deus perdoa o pecado de alguém, essa pessoa passa a ter obrigações para com Ele. Por tanto, pensar que a salvação sendo dada de graça através de Cristo, concede uma liberdade de todo jugo, e que esta desmerece todo esforço humano para adquiri-la, é vão. É preciso lutar para adquirir o premio da salvação, pois o reino de Deus é tomado por esforço,
pois Cristo nos disse:

 ” Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que
entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.(Mt7.13,14)”.

     A salvação não depende da observância a lei de Moisés, mas obriga-se em viver para aquele que nos resgatou, ou seja, a Cristo. Os ensinos que Ele deixou, e que os seus apóstolos registraram, é explanação doutrinária que temos a seguir, sabendo que temos para nos orientar a andar em toda a verdade, O Espirito Santo, o nosso Consolador Amado. Talvez, os que defendem a antinomia, apegam-se as palavras de Paulo que escrevendo aos Romanos no décimo capítulo, defende que somente a graça e a fé em Cristo são suficientes para a salvação do homem. Romanos 6.16, declara que a quem se apresentardes como servos, serão servos daquele a quem obedeceis... no caso se referindo a Cristo que é o Único e Absoluto Senhor, é a Ele que devemos ser obedientes, cumprindo assim a sua Palavra. “Ao desprezar a Lei faz com que ela não tenha nenhuma função legítima. Na antiga aliança a Lei compungia a consciência a buscar refúgio no Evangelho. Assim pensava Calvino. Como disse M. Lloyd-Jones: “Se a graça que você recebeu não o ajuda a guardar a lei, você não recebeu a graça”.
    Pedro em sua primeira epístola, o apóstolo é enfático, quando fala que no exercício da comunhão entre o crente e Deus, é necessário a fé para receber a salvação e consequentemente a
obediência para assim alcançar a santidade. Ele expressa: 

“Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de
Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos
chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pedro 1.9-16)

     E por fim, encontramos que a fidelidade quanto a obediência a palavra de Deus, e que esta
esteja entrelaçada na vida do Cristão até o fim de sua vida terrena, dará por fim garantias de Vida
Eterna, conforme expressa João ao escrever o Apocalipse:
“...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da Vida. (Eterna)” Ap 2.10c

     Veja também o que expressa o apóstolo Paulo, direcionando a sua epístola á Timóteo, relembrando sempre a que não se envergonhasse do evangelho, nem tão pouco dos sofrimentos por causa dele, mas que fosse um verdadeiro soldado de Cristo, apto para guerrear. Também fosse
paciente como o lavrador que cuida terra, que pacientemente espera o seu fruto e fosse o praticante do exercício da verdade até ao fim, disciplinado assim como o atleta que se esforça para ganhar o prêmio perecível, mas no caso espiritual, refere-se a um Tesouro valioso nas mansões celestes. (II Tm 1.8-14; 2.1-7)


CONCLUSÃO.
Portanto que estejamos ávidos quanto a obediência á Cristo, sabendo que seu jugo não se compara com o que tínhamos antes, e antes entendamos que por mais queiramos dar o nosso melhor para Ele ainda é muito pouco, pelo o que Ele nos concedeu: A salvação é alcançada pela a fé.” Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras (da Lei), para que ninguém se glorie”;(Ef 2.8,9)

OBS - “O homem que morre sem a graça de Cristo, será julgado pelas as leis naturais e sendo
conhecedor das leis divinas, prevalecerá a Lei de Deus”... J.R Alves

Estudo elaborado por: José Roberto Alves – Bacharel em Teologia

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