INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quinta-feira, 25 de julho de 2019

APRENDENDO COM A VIÚVA DE NAIM.


Texto: Lucas 7. 11-16.
Introdução:
- Naim, era uma cidade que ficava ao norte de Israel, na subida do Monte More (chamado de Givat haMoreh em hebraico) e foi o local em que morava uma mulher que ganhou destaque no Evangelho de Lucas. A localização exata da cidade fica a 50 km de Cafarnaum, que fica a beira do mar da Galileia do lado norte. Naim, o nome significa “prazerosa” e “agradável”, até hoje, quando os Israelenses conhecem uma pessoa nova, para demonstrar cordialidade, usam a expressão hebraica “Naim meod“, que corresponde às palavras “muito prazer (em te conhecer)”. Esta cidade ainda existe nos dias atuais e serve de ponto turístico.
- Outra personagem que possui também o seu nome derivado da mesma raiz, chama-se “Noemi” que vem da raiz “Naim”, ela era esposa de Elimeleque e mãe de Malom e Quiliom. Eles eram uma família de Efrata, de Belém de Judá. Assim como aquela viúva de Naim, perdera seu marido e filho, acontecera também com Noemi, restando apenas duas noras (Rute 1.5). Ela depois de experimentar a mais completa miséria, por meio de sua nora que não a abandonou cujo nome era Rute, ela veio reviver a mais completa alegria, e muitas bênçãos, pois sua nora casou com Boaz, de onde nasceu Obede que gerou Jessé e de Jessé veio Davi, depois Salomão, cuja genealogia levou até Cristo, o nosso Salvador.
- Lucas foi o único que registrou este episodio do milagre, e isto se deve ao fato de que ele se preocupou narrar fatos acerca de Jesus da melhor forma possível. “Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; (Lucas 1:3)”. Quando Lucas relata o episódio da morte do rapaz, Jesus ainda se encontrava em Cafarnaum e que sua viagem a Naim seria feita no dia seguinte e demoraria muito a chegar.
1. JESUS CHEGA NA HORA CERTA. (v. 12).
- Segundo alguns, a caminhada de Jesus, saindo de Cafarnaum até Naim demoraria aproximadamente umas 10 horas. Alguns dizem que o menino ainda estava sentindo dores da morte quando Jesus saiu de sua cidade.
- Outro fato inusitado, talvez Jesus não estivesse indo para Naim, apenas estava passando lá, pois o milagre acontece na entrada da cidade e possivelmente do lado de fora. “A certeza é que Jesus não se atrasa e nem adianta, mas chega na hora certa”. O salmista nos diz: “Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na ora da angustia.” Salmos 46.1.
- Assim acontecera, quando Jesus ressuscitou a Lazaro, após 4 dias de morto, que fez o milagre para glorificar a Deus, na logica humana, ele tinha se atrasado, como disse uma de suas irmãs, mas ele estava no tempo certo (Jo 11.23-26).
- Às vezes podemos pensar que tudo está perdido, que Deus talvez não esteja vendo a nossa situação, devemos entender que o nosso tempo (kronos) não o mesmo tempo de Deus (kairós); O tempo de Deus (kairós) deve ser entendido como a oportunidade em que Ele resolve agir. Portanto, o kairós é bem diferente do tempo cronológico – a Bíblia explica isso afirmando que, para Deus, mil anos são como um dia e um dia como mil anos”.
2. JESUS ENTENDE AS SUAS LÁGRIMAS. (v.13).
- Quando Jesus chega à cidade, Ele encontra na porta da mesma um cortejo fúnebre. E logo ele já sabe quem é a viúva que havia perdido o seu filho, e nos diz a passagem bíblica que Ele “moveu-se de intima compaixão”. Era também na porta da cidade que se comprava o óbito, ali era o limite e Jesus chega à porta, no limite daquela mulher. “Jesus está chegando ai no seu limite, Ele não deixa extravasar, mais vai fazer algo extraordinário no seu viver”.
- Essa viúva não chorava apenas por que o seu filho estava morto. Mas chorava também porque o seu marido estava morto, ela chorava porque sabia que agora estaria sozinha, ela chorava porque já tinha enterrado o marido e já sabia exatamente como esse velório iria terminar. Ela chorava por antecipação da dor que ainda iria sentir; chorava quando pensava no dia de amanhã, chorava quando pensava que um dia a vida dela era perfeita… Já que para o Judeu, se casar e ter um filho homem é o maior sonho de todos, e essa mulher conseguiu isso, achou um bom marido, foi abençoada com um filho e agora… Estava sozinha de novo.
- A cultura na época era desfavorável a quem fosse viúva, visto que a mulher era menosprezada por vários fatores dentro daquela sociedade, e, além disso, a mesma ainda perdera a única pessoa que poderia lhe dar provisão e sustento. E isso seria um desespero extremo, pois ser viúva e sem filhos, era preconceito pelo resto da sua vida.
- “Não Chores” – Jesus vê as suas lagrimas e contempla os seus problemas, e na hora certa, neste momento Ele está entrando com providencia na sua vida. “Não pense que tudo em sua vida acabou Jesus ainda enxuga suas lagrimas”.
3. O MILAGRE ACONTECEU. (v.14,15).

- Jesus viu o choro da pobre viúva e a socorreu, restaurando e provendo a vida ao seu filho. (v.14). Estava comprovada que o filho dela estava morto, a certidão do óbito foi entregue na saída da cidade, mas Jesus foi lá e rasgou a certidão e ressuscitou aquele jovem e entregou a sua mãe. Não há nada difícil para Deus.  “E disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te”. “E defunto assentou-se, e começou a falar, e Jesus o entregou á mãe dele”.

- A viúva não precisou dizer palavras para expressar a sua dor, a sua vida e sua situação, que até aquele momento estava difícil, não somente pela perca do filho, mas por sua posição de viúva e sem filhos. Mas Jesus conhecia as suas necessidades. Às vezes não conseguimos expressar em palavras a nossa situação, dor e necessidade, mas Deus nos conhece o profundo do nosso ser e nos concede a vitória. (Rm 8.26-28).

- Estamos num mundo cheios de problemas vários, na área financeira, familiar, onde muitos acabam por deixarem ao Senhor, pois perdem a esperança. Talvez a viúva tivesse perdida as suas esperanças, mas Deus está disposto a resolver as nossas causas e nossos problemas. Bastamos está apenas permanecer firmes em nossa certeza e convicção de fé diante Dele.

- Jesus nos disse: “No mundo tereis aflições...” (Jo 16.33).

CONCLUSÃO:

- "Que o Senhor Jesus possa verdadeiramente resolver as suas causas e seus problemas, pois Ele jamais nos deixará abandonados, mas sempre estará conosco, em qualquer situação de nossas vidas. Paulo diz: Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece" Filipenses 4.13.
- Assim como Ele chegou na hora certa para aquela viúva, Ele está chegando à sua vida, enxuga suas lágrimas, resolve o seu problema e faz o milagre tão grande que muitos irão ver e glorificarão o nome do Senhor.

Esboço e Comentário: José Roberto Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário