INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O EFA E A MULHER.

Texto: Zacarias 5. 5-11

INTRODUÇÃO.

Vamos procurar entender o contexto histórico que temos nesta escritura, a partir das próprias referencias proféticas de Zacarias, este profeta era contemporâneo de Ageu, que estavam orientando o povo quanto a reconstrução do Templo de Jerusalém. Esta restauração visava o estado definitivo de Israel como uma nação permanente na Palestina, e não somente se dizia a respeito da restauração do Templo como seu definitivo retorno, mas abrangia a sua restauração espiritual, preparando a nação para a chegada do Messias. O profeta Zacarias recebe a principio oito visões, nas quais Deus haveria de revelar a sua vontade em relação com seu povo, as primeiras cinco visões se refere a esperança e consolação e as últimas três visões se refere ao seu Juízo, veremos: 1. A visão do Cavaleiro entre as murtas; 2. Dos quatros Chifres e quatros ferreiros; 3. O homem medindo Jerusalém; 4. A purificação de Josué; 5. O Castiçal de ouro e as duas Oliveiras; 6. O Rolo voante; 7. O efa e a mulher; 8. Os quatros carros. Neste ponto de contato, iremos analisar a sétima visão para melhor compreendermos a ação de Deus na vida de seu povo, esta visão está inclusa entre as três de juízo, e nela iremos destacar alguns pontos importantes: O EFA, A MULHER DENTRO DO EFA, AS DUAS MULHERES E A CASA CONSTRUIDA EM SINAR (SHINAR).
1. Deus estava pronto para restaurar seu povo, pois a situação daquela nação que estava em exílio se dizia respeito a sua desobediência, quando os mesmos resolveram deixar de servir a Deus para adorarem as divindades pagãs de outras nações, na qual Deus com juízo havia julgado o seu povo, permitindo a sua escravidão na Babilônia.
2. Zacarias contemporâneo de Ageu agiu de forma diferente do mesmo, enquanto Ageu persistia na reconstrução do Templo, Zacarias ia mais além, levando o povo a se converter com sinceridade e servir a Deus.

1. “Isto é um EFA que sai”... (v.6a).
Um EFA era uma cesta de medir (geralmente uma medida de 22 litros), que aqui no texto apresenta um tamanho suficiente para caber uma mulher. Esta cesta representa o pecado e a imoralidade do povo de Israel, o próprio versículo mostra a situação drástica da nação “...Esta é a semelhança em toda a terra.” Deus estava de fato mostrando o tamanho da iniquidade que havia se acumulado naquele tempo (para a figura de medida, compare: 2 Sm 8.2; Jr 51. 13; Hc 3.6,7; Mt 7.2; 23.32), a nação deveria lembrar dos seus maus caminhos, e então deveria rever a situação espiritual em que estavam e se voltarem para Deus.

2. “...e uma mulher estava assentada no meio do efa.” (v.7).
A mulher tipifica a idolatria da nação e todos os seus pecados, é a Impiedade como afirma o texto bíblico (v.8), a idolatria era e ainda é a iniquidade que aborrece a Deus e desperta a sua ira, pois se trata de adultério espiritual. Quando uma pessoa adultera, significa dizer que ela traiu a outro e isso é a mesma proporção quando se refere a trair a Deus, indo adorar aquilo que não é digno de adoração (Veja: Rm. 1. 18-21). A idolatria acarreta em sua ação outros males, tais como a imoralidade, pois quando as nações impias adoravam suas divindades, em seus cultos prevalecia a sensualidade e a degradação sexual, os sacrifícios mais absurdos eram realizados, enfim o povo vivia no mais terrível estado espiritual, descia ao nível mais horrendo de padrões desqualificados e por isso despertava a ira do verdadeiro Deus, que julgava radicalmente aqueles de corações endurecidos.
3. “... e eis que saíram duas mulheres; e traziam vento nas suas asas”. (v.9).
Aqui o texto novamente fala sobre duas mulheres, que como agentes vindo de Deus vieram retirar o efa e levar para outro lugar distante. O vento nas suas asas pode significar a rapidez e agilidade que elas tinham para levar a cesta, onde apresenta ação determinante de Deus em retirar do meio do povo a sua iniquidade, eliminando todo o pecado que eles haviam trazido do exilio (Sl 103. 11,12; Mq 7.19). então:
a) Os impios precisam ser retirados do meio do povo de Deus e serem castigados por seus pecados (Sl 1. 4,5).
b) O pecado e iniquidade deve ser removidas de nossas igrejas, caso isso não ocorra, Deus retirará o seu Espirito Santo (Ap 2.3).
c) No final dos tempos, quando do juízo do trono branco, Jesus Cristo irá estabelecer o seu reinado de glória com seu povo (Ap 19-21).

4. “...uma casa na terra de Sinar” (v.11).
O profeta pergunta: “Para onde levam elas o efa? (v.10)” e o anjo responde: para lhe edificar uma casa em Sinar...(v.11), aqui porém temos uma referencia a um lugar, este de onde Israel havia saído, era este o lugar berço da cultura e conhecimento, e o povo havia adquirido ou mesclado estas culturas, levando para a sua terra, e entre elas a facilidade de adorar a outros deuses, ou seja, foi fácil assimilar o politeísmo. Então Sinar aqui era parte da Babilônia, uma região onde em épocas retrógradas fora erigido a torre de Babel, o simbolo de oposição a Deus. A retirada do efa ensina que a iniquidade e pecados que Israel havia cometido, deveria de fato permanecer lá em Babilônia e nunca ser trazido a terra santa de Israel, o lugar da habitação do verdadeiro Deus (2.10-13; 8.3) e texto final diz: “ estando ela acabada, ele será posto ali na sua base” que é o seu real lugar.
CONCLUSÃO.
É importante esta passagem bíblica, trazendo uma lição para nós, que não são poucos que mesmo tendo abandonado seus pecados, e entre eles algum tipo de idolatria, em suas igrejas se entregam ou se associam ao mesmo modus vivendi, apenas substitui tal forma de idolatria, despertando assim a ira de Deus, as pessoas são mais fáceis e propensas a viver assim, não conhecendo de fato o Deus Verdadeiro. Babilônia é simbolo do pecado, do mundanismo e da idolatria, Sinar é o poder insolente contra Deus que muitos procuram seguir, e infelizmente tem encontrado espaço no coração de alguns crentes, que procuram viver o mundo como se fosse dele. Jesus ensinou que não era deste mundo e nem seu Reino era aqui, mas ensinou que a nossa cidade viria do céu ( Jo 18.36; Fl 3.20). Portanto, cabe a nós procurar servir a Deus com integridade e fidelidade, sabendo que temos que lutar contra os poderes do inimigo ( Ef 6.11,12), se quisermos receber a coroa da vida eterna ( Ap 2.10c).