INDICE CRISTÃOS BEREANOS

segunda-feira, 16 de julho de 2018

O QUE É NECESSÁRIO PARA VER O SENHOR?


Texto: Hb 12.14

-Esta Epistola foi escrita para os judeus que eram perseguidos por causa da fé em Cristo, alguns eram desprezados por familiares, no Séc. I D.C.
-Na primeira parte do capitulo 12, ele fala sobre a disciplina divina (v 1-13), exortando aqueles judeus sobre a  prática da vida cristã e suas disciplinas como prova do amor e cuidado de Deus.
-Na segunda parte (v. 14-29), enfatiza sobre a importância do bom relacionamento e o cuidado que cada cristão deve ter “uns para com os outros” (Hb 13.1).
-Encontramos neste texto que duas coisas são necessárias para se ver a Deus. Quais? Vejamos:

1. “ ...SEGUI A PAZ”... 14a
a) Literalmente quer dizer: “correr em direção a paz” ou “perseguir a paz” que neste versículo esta ultima se encaixa melhor, pois na verdade, todo cristão deve se esforçar ao máximo para viver uma vida pacífica com o próximo. Este esforço é no sentido de empenhar toda nossa energia necessária para que esse alvo seja alcançado.
b) A condição de pacificadores não se limita apenas ao nosso convívio entre os nossos irmãos, mas abrange muito além, pois inclui os nossos inimigos. (Mt 5.9; Lc 10.25-37).

2. O QUE É PAZ.
a) O termo que traduz a palavra PAZ, vem do grego “eirene” que por sua vez é a mesma palavra traduzida na Septuaginta (Texto grego do A.T) do hebraico “Shalom”, que no seu significado tem um sentido mais amplo, pois expressa “um sentimento de bem estar completo”. E este termo vem acompanhado da palavra “diokete” que é a tradução da palavra “segui” (com o sentido de perseguir, correr prontamente com determinação a fim de capturar algo ou alguma coisa, nesse caso: A PAZ).
b) A paz tem origem em Deus, pois é um de seus atributos comunicáveis (qualidades que compartilha com o ser humano) – (Nm 6.26; Is  45.7; Rm 13.33; 2 Co 13.11;). Cristo é o príncipe da Paz. (Is 9.6;Cl 3.15). Paz com nossos inimigos – (Mt 5.44,45; Sl 34.14).

3. SEGUI A “SANTIFICAÇÃO”. V.14b.
a) Assim como a paz, devemos persistir em manter a nossa santificação, pois o escrito exprime esta mesma ideia em relação a santificação, que sem “a qual ninguém verá o Senhor”. (Hb 12.14).
b) É uma necessidade que o cristão deve e tem que senti, já que ele quer ver o Senhor. ( Tg 4.8-10).
c) Deus é Santo e exige santidade de seus filhos (I Pe 1.14-16), onde Pedro expõe os motivos (I Pe 1.18,19). Só Cristo é quem santifica (Hb 2.11). Somos santificados, quando somos justificados por Deus através de Cristo, onde nossos pecados são cancelados. (Rm 5.1,2; Hb 2.10;10.10,14,29;13.12).

4. O QUE É A SANTIFICAÇÃO.
a) Santificação vem do grego “hagiasmos” que significa “santidade, santificação, consagração, separação”. (Rm. 6.19; I Tm 2.15), outorgada por DEUS através de Cristo (I Co. 1.30). Santificação é um ato visível da regeneração,  e a progressão da justificação do Espirito Santo em nossas vidas, pelo o qual nos faz tornar capazes de separar-se do pecado, embora sabendo que não nos deixa livres das tentações e da "possibilidade dos erros", esta manifesta a vontade de DEUS na vida do cristão, modificando a maneira de viver do ser humano.
b) Pedro em sua primeira epístola, mostra que é impossível viver sem santidade no serviço cristão, veja o que ele diz: “Sedes santos, como vosso DEUS é santo” I Pe. 1.13-16. Quando somos regenerados por Cristo, automaticamente entra o processo da santificação posicional que o Espirito Santo opera no cristão, para que realmente ele se assemelhe com Cristo. É na santificação presente, que é a santificação progressiva que mantemos comunhão com Cristo e mantemos comunhão com o nosso próximo. (Ef 4.15,16; Hb 12.14). E por fim aguardamos em nossa progressão a Santificação final ou futura, que é a nossa Glorificação quando então estaremos na Eterna Glória com Cristo, aquele que é Santo Eternamente. (Is.6.3)
c) O que devemos então fazer para manter a santificação?
1.       Obedecer a palavra de DEUS – Jo 17.17
2.       Ter a consciência da presença e dos cuidados de DEUS. Mt 6.25-34
3.       Dedicar-se á oração. Mt. 6.5-13
4.       Submeter á disciplina de DEUS – Hb. 12.5-14
5.       Viver em obediência, cheio do Espirito Santo. - Rm 8.14; Ef 5.18;