INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quinta-feira, 25 de julho de 2019

APRENDENDO COM A VIÚVA DE NAIM.


Texto: Lucas 7. 11-16.
Introdução:
- Naim, era uma cidade que ficava ao norte de Israel, na subida do Monte More (chamado de Givat haMoreh em hebraico) e foi o local em que morava uma mulher que ganhou destaque no Evangelho de Lucas. A localização exata da cidade fica a 50 km de Cafarnaum, que fica a beira do mar da Galileia do lado norte. Naim, o nome significa “prazerosa” e “agradável”, até hoje, quando os Israelenses conhecem uma pessoa nova, para demonstrar cordialidade, usam a expressão hebraica “Naim meod“, que corresponde às palavras “muito prazer (em te conhecer)”. Esta cidade ainda existe nos dias atuais e serve de ponto turístico.
- Outra personagem que possui também o seu nome derivado da mesma raiz, chama-se “Noemi” que vem da raiz “Naim”, ela era esposa de Elimeleque e mãe de Malom e Quiliom. Eles eram uma família de Efrata, de Belém de Judá. Assim como aquela viúva de Naim, perdera seu marido e filho, acontecera também com Noemi, restando apenas duas noras (Rute 1.5). Ela depois de experimentar a mais completa miséria, por meio de sua nora que não a abandonou cujo nome era Rute, ela veio reviver a mais completa alegria, e muitas bênçãos, pois sua nora casou com Boaz, de onde nasceu Obede que gerou Jessé e de Jessé veio Davi, depois Salomão, cuja genealogia levou até Cristo, o nosso Salvador.
- Lucas foi o único que registrou este episodio do milagre, e isto se deve ao fato de que ele se preocupou narrar fatos acerca de Jesus da melhor forma possível. “Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; (Lucas 1:3)”. Quando Lucas relata o episódio da morte do rapaz, Jesus ainda se encontrava em Cafarnaum e que sua viagem a Naim seria feita no dia seguinte e demoraria muito a chegar.
1. JESUS CHEGA NA HORA CERTA. (v. 12).
- Segundo alguns, a caminhada de Jesus, saindo de Cafarnaum até Naim demoraria aproximadamente umas 10 horas. Alguns dizem que o menino ainda estava sentindo dores da morte quando Jesus saiu de sua cidade.
- Outro fato inusitado, talvez Jesus não estivesse indo para Naim, apenas estava passando lá, pois o milagre acontece na entrada da cidade e possivelmente do lado de fora. “A certeza é que Jesus não se atrasa e nem adianta, mas chega na hora certa”. O salmista nos diz: “Deus é nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na ora da angustia.” Salmos 46.1.
- Assim acontecera, quando Jesus ressuscitou a Lazaro, após 4 dias de morto, que fez o milagre para glorificar a Deus, na logica humana, ele tinha se atrasado, como disse uma de suas irmãs, mas ele estava no tempo certo (Jo 11.23-26).
- Às vezes podemos pensar que tudo está perdido, que Deus talvez não esteja vendo a nossa situação, devemos entender que o nosso tempo (kronos) não o mesmo tempo de Deus (kairós); O tempo de Deus (kairós) deve ser entendido como a oportunidade em que Ele resolve agir. Portanto, o kairós é bem diferente do tempo cronológico – a Bíblia explica isso afirmando que, para Deus, mil anos são como um dia e um dia como mil anos”.
2. JESUS ENTENDE AS SUAS LÁGRIMAS. (v.13).
- Quando Jesus chega à cidade, Ele encontra na porta da mesma um cortejo fúnebre. E logo ele já sabe quem é a viúva que havia perdido o seu filho, e nos diz a passagem bíblica que Ele “moveu-se de intima compaixão”. Era também na porta da cidade que se comprava o óbito, ali era o limite e Jesus chega à porta, no limite daquela mulher. “Jesus está chegando ai no seu limite, Ele não deixa extravasar, mais vai fazer algo extraordinário no seu viver”.
- Essa viúva não chorava apenas por que o seu filho estava morto. Mas chorava também porque o seu marido estava morto, ela chorava porque sabia que agora estaria sozinha, ela chorava porque já tinha enterrado o marido e já sabia exatamente como esse velório iria terminar. Ela chorava por antecipação da dor que ainda iria sentir; chorava quando pensava no dia de amanhã, chorava quando pensava que um dia a vida dela era perfeita… Já que para o Judeu, se casar e ter um filho homem é o maior sonho de todos, e essa mulher conseguiu isso, achou um bom marido, foi abençoada com um filho e agora… Estava sozinha de novo.
- A cultura na época era desfavorável a quem fosse viúva, visto que a mulher era menosprezada por vários fatores dentro daquela sociedade, e, além disso, a mesma ainda perdera a única pessoa que poderia lhe dar provisão e sustento. E isso seria um desespero extremo, pois ser viúva e sem filhos, era preconceito pelo resto da sua vida.
- “Não Chores” – Jesus vê as suas lagrimas e contempla os seus problemas, e na hora certa, neste momento Ele está entrando com providencia na sua vida. “Não pense que tudo em sua vida acabou Jesus ainda enxuga suas lagrimas”.
3. O MILAGRE ACONTECEU. (v.14,15).

- Jesus viu o choro da pobre viúva e a socorreu, restaurando e provendo a vida ao seu filho. (v.14). Estava comprovada que o filho dela estava morto, a certidão do óbito foi entregue na saída da cidade, mas Jesus foi lá e rasgou a certidão e ressuscitou aquele jovem e entregou a sua mãe. Não há nada difícil para Deus.  “E disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te”. “E defunto assentou-se, e começou a falar, e Jesus o entregou á mãe dele”.

- A viúva não precisou dizer palavras para expressar a sua dor, a sua vida e sua situação, que até aquele momento estava difícil, não somente pela perca do filho, mas por sua posição de viúva e sem filhos. Mas Jesus conhecia as suas necessidades. Às vezes não conseguimos expressar em palavras a nossa situação, dor e necessidade, mas Deus nos conhece o profundo do nosso ser e nos concede a vitória. (Rm 8.26-28).

- Estamos num mundo cheios de problemas vários, na área financeira, familiar, onde muitos acabam por deixarem ao Senhor, pois perdem a esperança. Talvez a viúva tivesse perdida as suas esperanças, mas Deus está disposto a resolver as nossas causas e nossos problemas. Bastamos está apenas permanecer firmes em nossa certeza e convicção de fé diante Dele.

- Jesus nos disse: “No mundo tereis aflições...” (Jo 16.33).

CONCLUSÃO:

- "Que o Senhor Jesus possa verdadeiramente resolver as suas causas e seus problemas, pois Ele jamais nos deixará abandonados, mas sempre estará conosco, em qualquer situação de nossas vidas. Paulo diz: Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece" Filipenses 4.13.
- Assim como Ele chegou na hora certa para aquela viúva, Ele está chegando à sua vida, enxuga suas lágrimas, resolve o seu problema e faz o milagre tão grande que muitos irão ver e glorificarão o nome do Senhor.

Esboço e Comentário: José Roberto Alves

sábado, 1 de junho de 2019

DOXOLOGIA PAULINA

Texto: Romanos 11.33-36.

Aqui está uma doxologia excelsa (dos termos gregos doxa, «louvor», «honra», «glória», e logos, «palavra», ou seja, algo dito que expressa louvor, atribuindo glória e honra a alguém, a alguma circunstância ou a algum estado.), em que o apostolo Paulo, creio eu, que ao comtemplar as magnitudes das grandezas infinitas de Deus, ele cai em êxtase, mediante as incalculáveis e incomensuráveis sabedoria de Deus, ao estabelecer e criar todas as coisas. Nesta epistola o apostolo explana com toda firmeza e vigor o plano maravilhoso de Deus em relação a sua criatura: O Homem.
A epistola aos Romanos é mais que uma carta, é um tratado teológico de profunda sabedoria que pelo Espirito Santo de Deus as foram reveladas ao apóstolo Paulo. Nesta epistola, Paulo trata sobre os mais variados temas teológicos, tais como: 1. Antropologia – Onde ele fala sobre a situação caótica do homem (humanidade) diante do seu Criador, o seu relacionamento com Deus, visto como ele poderá tratar aqueles que com veemência iníqua queira prosseguir provocando a ira do Criador. 2. Hamartiologia – Trata sobre o pecado e as suas devassidões, e a consequente trajetória final que desfecha em castigo eterno. Paulo também comenta sobre a origem do mesmo, apontando para a criatura primaria humana, da qual todos os homens são acometidos hereditariamente. 3. Soteriologia – Paulo fala com categoria sobre a maravilhosa misericórdia de Deus, de planejar e executar a obra de redenção, justificação, regeneração e salvação do homem, que de fato se volta para seu Criador e busca Dele o favor imerecido, a sua graça imensurável, como descrita dentro da epistola.
Nestes versículos, Paulo vislumbra o desenrolar de todos meios que Deus realizou para resgatar a sua criatura, e então começa estremecer diante da majestade de Deus ao ponto de expressar com toda a alma sobre a excelência magnifica da Sabedoria Divina. “O apostolo Paulo dentro das suas conclusões acerca do reinado do pecado e da sua ruína, ele ver a ação divina de produzir um resultado benéfico para a humanidade, que impelido pela percepção desse fato, e de que se trata de uma grande esperança para o mundo, revertendo a desgraça em graça, a perdição em salvação, Paulo se deixa ser guiado por este sentimento ao ponto de glorificar a Deus, como conclusão do seu argumento sobre a esperança de salvação tanto para os gentios como para a nação de Israel. E por isso Paulo expressou a profundidade da sabedoria e graça divina por meio de Cristo, que se expressa conforme estes versículos doxológicos.
      1.Oh profundidade... (v.33) Ecoa ao ponto de nosso ser humano frágil estremecer ao contemplar pelo menos em parte sobre as excelências de Deus. Deus é infinito e Soberano, sem inicio e sem fim e é incompreensível a mente humana, o seu agir. Faz-nos lembrar, que seria em comparação a um poço profundo, infinito, da qual podemos desfrutar o mais salutar entendimento e conhecimento das grandezas de Deus, que são infindas e inesgotáveis. É uma palavra que indica “as riquezas inexauríveis” de Deus, de sentido universal, que o apostolo usou para mostrar a incomensurabilidade do conhecimento e sabedoria de Deus, onde se alicerça a sua sublime misericórdia. E logo a seguir ele emprega três características de Deus: suas riquezas, sua sabedoria e seu conhecimento.

a)         Riquezas. – Com certeza Paulo tinha em mente, o conjunto de tudo o quanto Deus possui, criou e tudo o que Ele é e que fez e executou como em prol da humanidade, beneficiando sua criação. Inclusive, tudo aquilo que Paulo fala, a situação pecaminosa do homem, a sua oportunidade de se achegar a Deus e receber Dele o seu perdão, sua regeneração e salvação. Tudo isso é uma riqueza infinita.
b)        Sabedoria. Eu diria que Deus é a própria sabedoria (grego: Sophia), e quem poderá comparar a intelectualidade humana em vista a vasta e imensa insondável sabedoria divina? Certamente o que se pode contemplar ou galgar em sabedoria, são meras e efêmeras sabedorias que jamais fará com que Deus fique maravilhado, por que tudo vem Dele, o que o homem possui, vem Dele, até a sua mera sabedoria. E Deus usou-a para que pudesse na sua infinita misericórdia alcançar o homem em meios aos seus pecados e de maneira benevolente pudesse garantir-lhe salvação. “O vocábulo Sabedoria denota o exercício dos decretos determinadores de Deus, os quais possuem resultados benéficos em cada oportunidades, este termo “sabedoria” é atribuído somente a Deus, ou a homens piedosos...”
c)         Conhecimento (Ciência) – no original grego é “gnosis” que aponta para o autoconhecimento se tratando na intelectualidade investigativa, especulativa para se entender as coisas neste mundo, onde os gregos se consideravam homens de grandes conhecimentos, que geralmente tentam usar a lógica para definir o que são as coisas. Paulo dá a ideia de que a perfeita compreensão sobre todas as coisas, as decisões e ações de Deus são fundamentadas na sua sabedoria. Quem pode ter perfeito conhecimento sobre tudo e todos? É somente Deus...
d)        “Quão insondáveis os seus juízos...” Ninguém jamais poderá entender os julgamentos de Deus, as nossas mentes frágeis jamais poderia julgar algo de maneira justa e perfeita, a mente do Criador é insondável, não se pode de maneira nenhuma sondá-Lo, pois seus pensamentos são altíssimos e não como os nossos pensamentos, somos terrenos, Ele é Espirito, Santo, Justo, Verdadeiro e Excelentissimamente Juiz, por isso Paulo cita Isaias 40.13 na sua entusiasmada admiração sobre a infinita sabedoria divina, que planejou todas as coisas antes que elas mesmas existissem.
e)        “Inescrutáveis os seus caminhos.” Quem poderá indagar a Deus sobre os seus caminhos, o seu agir, as veredas por onde Ele passa isso também foge da incompreensibilidade humana. Seus projetos, detalhes infindos, passo a passo, tudo arquitetado, planejado minuciosamente, ele fez em prol da sua criatura, para que pudesse de fato dentro do seu maravilhoso plano mostrar que mesmo sendo o que Ele é, como Deus, não nos desampara, mas faz tudo como que lhe apraz, pois desejou assim fazer e fez com amor profundo beneficiando ao homem que jamais por si mesmo saberia fazer algo para si. Deus seja sempre louvado e glorificado. E Paulo novamente diz: “Ou quem deu primeiro a Ele para que lhe venha ser recompensado? Ele usa a passagem em Jó 41.11 na versão Septuaginta. Quando nesta situação, a mesma pergunta que o próprio Deus falou quando respondeu os questionamentos daquele homem”, ou seja, quem foi outro ser que pudesse dar a Deus essa sabedoria? Com certeza ninguém. Jó também pergunta se haveria outro Mestre tal como Deus? (Jó 36.22).
          2.  Porque tudo é Dele, veio por meio Dele e são feitas e destinadas para Ele, e isso é a resposta que Paulo dar a própria pergunta que fez anteriormente, usando passagens do A.T.
a)         Porque Dele... Deus é a origem, e todas as coisas que existe é Dele, Ele é a causa primaria, a causa material de onde tudo se deriva. Deus é a causa formal, pois nele começa o plano inteiro do Universo, Deus é a causa eficiente, pois por meio dele, tudo foi produzido e posto em Ordem.
b)        Por Ele... Todas as coisas como vieram da causa primaria, passa a existir e de continuo até o final, pois também Deus é a causa final de todas as coisas, a qual tudo tem seus meios e finalidades através Dele, onde todas as coisas se dirigem a Ele, a fim de terem cumprimento e realização e por fim...
c)         Para Ele são todas as coisas... E não por mera satisfação egoísta ou orgulho de si mesmo, que Deus o fez apenas pelo o bel prazer, mas com o intuito de que não é apenas uma mera existência eterna, mas que em uma espécie de vida, a vida espiritual que advinda da vida e existência de Deus pudesse ser partilhada a sua criatura, o homem e este ter um sentido de existência por participar da vida de Deus. Pois mesmo que no mundo, o homem corrompido pelo o pecado, pudesse em Deus dentro do magnifico plano, ser restituído para Deus de maneira sublime e pudesse na eternidade, viver para sempre junto com Deus, tendo essa vida como participativa da vida de Deus. Por isso, Paulo admirado, exclama... ”A Ele, pois, seja a Glória eternamente... Amém! Por que Deus é esse Ser Maravilhoso, Glorioso, Magnifico, Inexaurível, Manancial profundo, amém! Toda honra gloria e louvor seja dado a Ele para todo sempre, inclusive me rendo integralmente e inteiramente a sua presença, mesmo sabendo o “quão indigno sou”, Sei que Ele é misericordioso, Te amo Eterno Senhor e Criador de todo o Universo e tudo que possa existir. AMÉM!!!!

Meditações, reflexões sobre a grandeza de Deus, nos mesmos pensamentos do apostolo Paulo, que extasiado, exclamou este verso poético e doxologia esplendida, que me fez refleti, quão Grande é o Deus a qual se rendemos aos seus pés, só tenho que enaltece-Lo com a minha vida e para sempre e assim irei fazer até por toda a eternidade, pois minha vida é existência por causa Dele...

JOSE ROBERTO ALVES – Madrugada do dia 03.11.2017, 01:29 da manhã.

terça-feira, 16 de abril de 2019

QUEM CRÊ NO QUE PREGAMOS?

Isaias 53.1-12.

INTRODUÇÃO:

-  Isaías foi considerado um dos maiores profetas do A.T que falou profetizou acerca do Messias, seus escritos proféticos contém uma miniatura da Bíblia Sagrada, pois possui 66 capítulos que são divididos em duas partes: 39 capítulos na 1ª parte e 27 capítulos na 2ª parte. Sendo que as primeiras falam sobre profecias de Juízos sobre Israel e demais nações e na segunda abrange grande parte de profecias messiânicas.

-    Ele exerceu seu chamado profético durante o reinado de 5 reis, segundos estudiosos, ele não tinha intenção de ser profeta, cujo chamado acontece após a morte do rei Uzias, ele era escriba no palácio do rei em Jerusalém. (Is 6.1-8).

-       Suas profecias aconteceram no período de 700 a.C á 681 a.C, sendo como profeta em Judá foi no período de 740 á 681 a.C.

1.           QUEM       CREU       NA       NOSSA PREGAÇÃO?(v.1)


- Desde quando Israel tornou-se a nação escolhida por Deus (Ex 19.5,6), Deus tem se revelado de varias maneiras e formas para com o seu povo. (Hb 1.1).

-   Deus escolhe do meio do povo um libertador, pois a nação de Israel estava sendo escravizada no Egito, e precisava ser libertos, Deus levanta Moisés. (Ex2.1-10), e por meio de Moisés, Deus anuncia, que dias posteriores, Ele levantaria um Grande Profeta. (Dt 18.15-22; At. 3.22,23).

-    Após Moisés, se levantaram juízes, profetas, onde alguns deles apontavam para o Messias, provar de fato que iria cumprir com sua palavra. Mas, a nação endurece o coração, a mesma dura cerviz quando estavam no deserto (Hb 3.7; 4.7).

2.     O PROFETA NA PLENITUDE DOS TEMPOS. (Gl 4.4).


-  Neste cap. 53, o profeta dar detalhes sobre o Messias “servo sofredor” e seu sofrimento, onde padeceu para “curar as nossas feridas e nossas dores levou sobre si” (v4,5), tudo isso sofreu para perdoar os nossos pecados (v.10), tudo isso para ver a satisfação da alma (v.11).

-     Quem poderia imaginar que este “servo sofredor” nasceria em uma família humilde da Galileia, ao invés de nascer de algum rei, pois o povo israelita almejava uma libertação dos povos das nações, uma libertação mais politica do que espiritual. Cristo “ forma grega” de Messias, estava vendo as necessidades existente entre o povo de Deus e mostra que sua própria nação rejeitou o Messias. Veja algumas profecias  messiânicas.  (Is  7.14; 9.6; Mt 1.23; Is 53.1-12).

-  Profecias Messiânicas: (Sl 110.2,8, 16,22, 40, 41, 45, 68, 69, 89, 102, 109,118). Fala sobre vinda, seu reinado, sua morte e ressureição, tanto Jeremias (Jr 23.5,6); como Daniel (Dn 7.27), Oseias, Joel, Amós, Jonas, Miqueias e Zacarias, (Zc 9.9). Paulo fala que todas as profecias referente a vinda do Messias já havia cumprido, exceto aquelas de natureza futura e espiritual.  Então nasce Jesus na plenitude do tempo.( Gl 4.4)

3.  O PROFETA REJEITADO. (Jo 1.11,12).


-   João nos lembra que Jesus veio ao mundo para salvar o seu povo, e os mesmo rejeitaram veemente. (Jo 1.12, Mt 1.21).

-     Israel quando antes do cativeiro, foram repreendidos, advertidos sobre sua conduta, pois Deus nos ama (Jo 3.16; Rm 5.8), Ele nos livrou da morte, nos concedendo vida (Rm 8.31,32). Israel não quis receber Jesus como Messias, e sabemos que este foi o motivo pelo o qual se tornamos filhos por adoção a Deus (Ef 1.5), pois a sua rejeição abriu caminho para os gentios (Rm 11.15-20).

-  Agora Paulo nos ensina a pregarmos a palavra o Evangelho a todas as pessoas, independentemente qual a sua situação diante dele, pois Ele não faz acepção de pessoas. (At 10.34; Rm2.11). E quer que todos se salvem (1 Tm 2.3,4;) Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10), pois Ele não veio condenar o mundo, mas que mundo seja salvo por Ele. (Jo 3.17).

CONCLUSÃO:


-  Quem creu? A quem se manifestou o seu braço...? ou seja, “manifestou a sua providencia”? É triste ver pessoas transferindo a sua capacidade de crê  em Cristo a outras coisas, deuses ou objetos.

-    Somos privilegiados? Sim, por que Deus nos dar a oportunidade de servi- Lo com Alegria. Pois ao homem Deus o outorgou com livre arbítrio, o direito de escolha. Portanto é hora de meditar na palavra: A vinda do Messias foi anunciada desde primórdios da terra, e esse livre arbitro veio desde o primeiro homem. Portanto, Deus nunca esqueceu ou deixou em cumpri a sua palavra, mas enviou o seu Filho para  nos salvar. Reconheçamos que foi Deus primeiro que quis se reconciliar com o homem, e operar esta  gloriosa salvação! (2 Co 5.19,20; Tg 4.8). E o homem precisa corresponder o seu chamado!

- "Oh terra, terra, terra, ouve a palavra do Senhor..." Jeremias 22.29



Aleluias, oh Glórias a Deus! 


Consulta a Biblia Sagrada; E apontamentos próprios!

José Roberto Alves - Bacharel em Teologia - EETAD.