INDICE CRISTÃOS BEREANOS

terça-feira, 16 de abril de 2019

QUEM CRÊ NO QUE PREGAMOS?

Isaias 53.1-12.

INTRODUÇÃO:

-  Isaías foi considerado um dos maiores profetas do A.T que falou profetizou acerca do Messias, seus escritos proféticos contém uma miniatura da Bíblia Sagrada, pois possui 66 capítulos que são divididos em duas partes: 39 capítulos na 1ª parte e 27 capítulos na 2ª parte. Sendo que as primeiras falam sobre profecias de Juízos sobre Israel e demais nações e na segunda abrange grande parte de profecias messiânicas.

-    Ele exerceu seu chamado profético durante o reinado de 5 reis, segundos estudiosos, ele não tinha intenção de ser profeta, cujo chamado acontece após a morte do rei Uzias, ele era escriba no palácio do rei em Jerusalém. (Is 6.1-8).

-       Suas profecias aconteceram no período de 700 a.C á 681 a.C, sendo como profeta em Judá foi no período de 740 á 681 a.C.

1.           QUEM       CREU       NA       NOSSA PREGAÇÃO?(v.1)


- Desde quando Israel tornou-se a nação escolhida por Deus (Ex 19.5,6), Deus tem se revelado de varias maneiras e formas para com o seu povo. (Hb 1.1).

-   Deus escolhe do meio do povo um libertador, pois a nação de Israel estava sendo escravizada no Egito, e precisava ser libertos, Deus levanta Moisés. (Ex2.1-10), e por meio de Moisés, Deus anuncia, que dias posteriores, Ele levantaria um Grande Profeta. (Dt 18.15-22; At. 3.22,23).

-    Após Moisés, se levantaram juízes, profetas, onde alguns deles apontavam para o Messias, provar de fato que iria cumprir com sua palavra. Mas, a nação endurece o coração, a mesma dura cerviz quando estavam no deserto (Hb 3.7; 4.7).

2.     O PROFETA NA PLENITUDE DOS TEMPOS. (Gl 4.4).


-  Neste cap. 53, o profeta dar detalhes sobre o Messias “servo sofredor” e seu sofrimento, onde padeceu para “curar as nossas feridas e nossas dores levou sobre si” (v4,5), tudo isso sofreu para perdoar os nossos pecados (v.10), tudo isso para ver a satisfação da alma (v.11).

-     Quem poderia imaginar que este “servo sofredor” nasceria em uma família humilde da Galileia, ao invés de nascer de algum rei, pois o povo israelita almejava uma libertação dos povos das nações, uma libertação mais politica do que espiritual. Cristo “ forma grega” de Messias, estava vendo as necessidades existente entre o povo de Deus e mostra que sua própria nação rejeitou o Messias. Veja algumas profecias  messiânicas.  (Is  7.14; 9.6; Mt 1.23; Is 53.1-12).

-  Profecias Messiânicas: (Sl 110.2,8, 16,22, 40, 41, 45, 68, 69, 89, 102, 109,118). Fala sobre vinda, seu reinado, sua morte e ressureição, tanto Jeremias (Jr 23.5,6); como Daniel (Dn 7.27), Oseias, Joel, Amós, Jonas, Miqueias e Zacarias, (Zc 9.9). Paulo fala que todas as profecias referente a vinda do Messias já havia cumprido, exceto aquelas de natureza futura e espiritual.  Então nasce Jesus na plenitude do tempo.( Gl 4.4)

3.  O PROFETA REJEITADO. (Jo 1.11,12).


-   João nos lembra que Jesus veio ao mundo para salvar o seu povo, e os mesmo rejeitaram veemente. (Jo 1.12, Mt 1.21).

-     Israel quando antes do cativeiro, foram repreendidos, advertidos sobre sua conduta, pois Deus nos ama (Jo 3.16; Rm 5.8), Ele nos livrou da morte, nos concedendo vida (Rm 8.31,32). Israel não quis receber Jesus como Messias, e sabemos que este foi o motivo pelo o qual se tornamos filhos por adoção a Deus (Ef 1.5), pois a sua rejeição abriu caminho para os gentios (Rm 11.15-20).

-  Agora Paulo nos ensina a pregarmos a palavra o Evangelho a todas as pessoas, independentemente qual a sua situação diante dele, pois Ele não faz acepção de pessoas. (At 10.34; Rm2.11). E quer que todos se salvem (1 Tm 2.3,4;) Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10), pois Ele não veio condenar o mundo, mas que mundo seja salvo por Ele. (Jo 3.17).

CONCLUSÃO:


-  Quem creu? A quem se manifestou o seu braço...? ou seja, “manifestou a sua providencia”? É triste ver pessoas transferindo a sua capacidade de crê  em Cristo a outras coisas, deuses ou objetos.

-    Somos privilegiados? Sim, por que Deus nos dar a oportunidade de servi- Lo com Alegria. Pois ao homem Deus o outorgou com livre arbítrio, o direito de escolha. Portanto é hora de meditar na palavra: A vinda do Messias foi anunciada desde primórdios da terra, e esse livre arbitro veio desde o primeiro homem. Portanto, Deus nunca esqueceu ou deixou em cumpri a sua palavra, mas enviou o seu Filho para  nos salvar. Reconheçamos que foi Deus primeiro que quis se reconciliar com o homem, e operar esta  gloriosa salvação! (2 Co 5.19,20; Tg 4.8). E o homem precisa corresponder o seu chamado!

- "Oh terra, terra, terra, ouve a palavra do Senhor..." Jeremias 22.29



Aleluias, oh Glórias a Deus! 


Consulta a Biblia Sagrada; E apontamentos próprios!

José Roberto Alves - Bacharel em Teologia - EETAD.