INDICE CRISTÃOS BEREANOS

sábado, 26 de dezembro de 2020

A MENSAGEM DA CRUZ


Texto: I Co 1.18-25

O Apostolo Paulo escreve esta primeira carta aos crentes em coríntios para corrigir alguns problemas que estavam surgindo naquela igreja, embora a mesma existisse dentro de uma sociedade ímpia e corrupta. Haviam surgido entre eles problemas de ordem moral, sexual, divisões, litígios e tantos outros, que Paulo trata com minuciosidade sobre cada um dos assuntos. Paulo procurou corrigir esses problemas, e nisto logo no inicio da epistola, ele mostra como foco principal da sua mensagem “A cruz de Cristo” como sinal de sacrifício, amor, perdão, transformação, regeneração, e vida, por que a “Mensagem da Cruz é o poder de Deus”. A palavra grega que se encontra no versículo 18 é “Logos”, que significa “palavra”, embora alguns a traduzem como ‘mensagem’ ou ‘pregação’, mas se encaixa melhoro seu real significado. Paulo muitas vezes mudou seu estilo de pregação (I Co 9.22), mas nunca mudou sua mensagem (Gl 1.8). Há apenas uma mensagem. (I Co 2.2).

1.         A LOUCURA DA CRUZ.

a)        “A sabedoria humana” – O homem procura a Deus conforme o seu ideal imaginário, ou seja, conforme a sua imagem (Rm 1.23).
- A cruz era para os judeus um sinal de vergonha publica dor, sofrimento e a morte. Somente alguém ao morrer na cruz era um anátema, pois “Maldito todo aquele que morrer no madeiro “cruz” – (Gl 3.13; Dt 21.23; Jo 19.31)”.
- Os judeus perderam a mensagem da Cruz, pois eles estavam focados em receber um Rei terreno. Eles estavam querendo ver sinais de Deus acontecer, mas esqueceram do que as escrituras falavam a respeito do Messias e não viram a “glória do Pai” (Jo 1.18) e rejeitaram o Cristo que fora morto na Cruz. (Jo 1.11,12).
- Muitos atualmente estão perdendo a chance de crê na mensagem da cruz, em prol de uma remodelagem imaginária, ou seja, moldar Deus conforme seus próprios pensamentos, tentando encaixar dentro em uma imagem criada por suas próprias mentes pecadoras. (Rm 1.23-25).
b) “A sabedoria dos gentios - gregos” procura complicar a mensagem da cruz. (I Co 1.22).
- O homem carnal corrompe a simplicidade do Evangelho de Cristo pela sua mera sabedoria terrena. Os gnósticos sempre queriam explicar o evangelho de Cristo baseados na sua sabedoria terrena, às vezes deturpando-as, tirando o alvo que é Cristo, simplificando a verdadeira finalidade da mensagem da Cruz.
- Os gregos procuravam sabedoria, ou seja, sempre estavam se ensoberbecendo em suas sabedorias, ao tentar conhecer as coisas existentes no mundo, no espaço celeste, tentando evidenciar os acontecimentos futuros. ( I Co 1.22)
– Deus destroe a sabedoria do mundo, pois para Ele é loucura. (I Co 1.19,20).
c) Os judeus pediam sinal. ( I Co 1.22).
- Eram os que os fariseus haviam pedido a Jesus. (Mt 16.1-4;). Geração adultera pede um sinal. (Mt 12.39). Eles aguardavam a vinda do Messias, porém quando Cristo veio não poderiam crê nele, pois estavam debaixo da servidão da Lei. (Jo.1.11,12; 8.32-36,44).

2. A VERGONHA DA CRUZ NA ATUALIDADE.

a) Muitos ao decorrer dos séculos se veem perseguidos por causa dessa mensagem, o Evangelho de Cristo tem torturado muitas vidas, por que elas jamais se envergonharam de levar a mensagem de Cristo a quaisquer partes do mundo, mas com alegria muito foram mortos e perseguidos. Enquanto outros rejeitaram por se acharem superiores a tudo isso, achando que a sua mera altivez era importante (Tg 4.6).
- Era vergonha para um judeu, se alguém morresse na cruz, como também seria um maldito por causa da Lei, e a cruz era além da vergonha: dor, sofrimento, desprezo, ódio, e a própria morte como retribuição condenatória por um delito impugnante. E Jesus (O Messias dos Judeus) estava passando por isso. Eles queriam um Rei que os libertassem dos domínios das outras nações. Mas assim a sentença de Jesus. (Mc 15.18, 26; Lc 23.37; Jo 19.19)
b) Muitas pessoas enfrentaram escárnios, prisão, fogueiras, espadas, crucificação, não se dobraram a vergonha, mas antes com bravuras entregaram suas vidas, enfrentando a té a morte (Mc 8.34-38). Enquanto outros amaram suas vidas terrenas, seus bels prazeres, comodidade e até mesmo os bens terrenos desta vida, desprezando “o favor imerecido” de Deus, a sua graça, a sua salvação. Tudo aqui termina, mas aquele que serve a Deus até o fim será salvo. (I Jo 2.17; Ap 2.10).

CONCLUSÃO.

- A mensagem da cruz consiste de liberdade do pecado para uma vida santa, da perdição para a salvação, da morte para vida, inclusive a vida eterna, embora ela seja carregada de vergonha, vitupérios, ignomínia, dores, sofrimentos, perseguição, e até o final “trágico” a própria morte, esta no sentido físico, mas não espiritual, pois mesmo que produza uma agonia e tristeza, no fim de todas as coisas, virá o profundo gozo produzido pelos os que perseveram até o final, a entrada garantida a VIDA ETERNA. (Hb 12.1-3).
- A mensagem da Cruz é o “dynamis” de Deus para incendiar o mundo, e salvar almas para Cristo. (I Co 1.18, 24)
- A mensagem da cruz é tão real, que se ela não existisse como verdadeira a própria Bíblia seria apenas um conto de fadas e já teria se deteriorado no passar dos séculos, mas a sua mensagem continua viva e sublime, pois ela é VIVA E EFICAZ, E MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA DE DOIS GUMES... (Hb 4.12).
- Sem esta Cruz anunciada como prova do Amor de Deus (Jo 3.16), o cristianismo seria uma fraude, ou apenas um conjunto de crenças de autoajuda, que não afetaria a espiritualidade do homem, mas, porém, ela é REAL, POIS DEUS NÃO SÓ APENAS PERDOA, TRANSFORMA O HOMEM, TRAZ-LHE UMA NOVA REALIDADE DE VIDA. (Rm 6.4; II Co 5.17).
- Eis o tempo aceitável do Senhor, por tanto não rejeiteis esta mensagem, creia e tão somente entrega a Cristo a sua vida. (Hb 3.7; 4.7; Rm 10.9,10) e chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós. (Tg 4.8).
“Esboço escrito na madrugada do dia 08/11/2017 ás 00:20 hs. Pesquisa aos comentários bíblicos, apontamentos próprios, e constante consulta ao texto bíblico e a orientação direta do Espirito santo de Deus.”

JOSE ROBERTO ALVES.