INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quarta-feira, 15 de junho de 2022

 UM DEUS EM 3D

Texto: Isaias 12. (Podemos chamar o salmo do profeta Isaías.)

Deus agindo em três momentos da história de Israel e também na história humana. O 3D aqui neste contexto se refere a ação dimensional de Deus na vida de seu povo e da humanidade, visto que a historicidade de Israel aponta a situação da humanidade, embora sendo eles o povo responsável para dar testemunho de Deus Jeová (Yehovah) na terra, não lograram êxito, mas mostraram que mesmo em suas transgressões, a ação divina em favor dos seus escolhidos. Visto que Deus assim, quis alcançar não somente a nação, mas alcançar por fim toda a humanidade com a sua maravilhosa salvação (Jo 3.16).

O texto profético de Isaías aponta para a situação espiritual de Israel (Judá) que vivenciando naquele momento, estavam num trajeto de desobediência e pecado, após pronunciar peso da palavra do Senhor à nação nos primeiros capítulos, o profeta lembra ao povo, que mesmo eles sendo levado ao cativeiro, chegaria enfim o dia em que poderiam cantar e reconhecer as grandes misericórdias do Senhor, que provou seu povo, mas enfim restaurou sua sorte. Por isso Isaias diz: “Naquele dia dirás...” ou noutra versão: “Orarás naquele dia...” (Revista e Ampliada). Isaias começou a profetizar antes da queda de Israel (722 a.C) para o cativeiro. E passou pelo momento crucial do povo na escravidão da Assíria.

Ao falar o título desta singela mensagem, podemos até imaginar que o título sobre Deus em 3D seria uma referência (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) a Trindade Santíssima ou até mesmo a forma como Deus faz a sua obra. Portanto, Ao dizer sobre “Deus em 3D” me refiro ao agir de Deus em 3 dimensões históricas ou seu agir em 3 situações da vida no que se refere à sua salvação para nós. 

Com base no primeiro versículo posso dizer que “Eis que Deus é a minha (a tua e é a nossa) salvação”, em três dimensões temporais: passado, presente e o futuro.

1.    1.  NO TEMPO PASSADO. (v.1).

A verdade, é que Deus conhece as nossas vidas, antes mesmos antes de nascermos, a trajetória da nossa existência está diante dele como um jornal que já foi lido, cujos acontecimentos já se passaram. Mas no passado Ele estava conosco, vendo a nossa desventura forma de viver no pecado sem “esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). No tempo da invasão de Senaqueribe, foi Deus que salvou Seu povo, nãos os muros que cercavam Sião ou os exércitos de Judá (Is 37:33-36). Nos últimos dias, o remanescente fiel será salvo do poder do inimigo pelas mãos do Senhor.

a.      Tu estavas irado contra mim; por causa do meu pecado. (Is. 54.7; Nm 25.3; Sl 38.1-5). Embora nascidos em pecados, carregamos em nós a natureza que nos inclina para o mesmo, por isso éramos incapazes de sair da situação que vivíamos e incapazes de ficar livres da mesma. O quadro de Israel era o mesmo, foram escravos do Egito e incapazes sair de lá, preciso foi Deus enviar o “resgatador” Moisés e assim libertar a mesma. Era o passado mais remoto da nação, que ainda na trajetória até a terra prometida prevaricaram contra Deus levantando a sua ira. (Nm 25.3) mas que a mesma já estando no lugar prometido, mesmo liberto da opressão do Egito, estavam presos pelos domínios do pecado que os acercavam das vizinhas nações. Caiam sempre, se arrependiam quando repreendidos e Deus os acolhia. (Is 54.7).

“Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel”. (Nm 25.3).

“Por um pequeno momento, te deixei (este deixa era o castigo), mas com grande misericórdia te recolherei” (misericórdia de Deus, quando Ele sabe que merecemos o que merecemos por causa do pecado, mas ele nos perdoa). (Is 54.7)

b.      Como outrora contra o mundo antigo. (Ex 6.13; 7.21-23; Sl 90.11). No passado, através de Moisés, Deus agiu na ira contra a nação do Egito, revelando o seu domínio e soberania sobre a terra, para isso Deus advertiu os filhos de Israel, assim deu instruções de advertências contra Faraó. (Ex 6.13). A forma que cada um recebera a palavra de Deus, assim fez Deus agir, levando as pragas para a nação (Ex 7.21-23). Assim é preciso que despertemos através dos exemplos históricos, que não devemos proceder no pecado e nem na provocação da Ira do Senhor. (Sl 90.11). Paulo nos adverte: “Por que do céu se manifesta a ira de Deus, sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detém a verdade em injustiça”. (Rm 1.18).

2.  NO TEMPO PRESENTE. (v.2).

a)    Deus é minha salvação.  Jesus levou a ira sobre si. (Is 53.5-8). O mundo estava totalmente sem rumo, Deus não perdera a autoridade sobre o mesmo, mas precisava resgatar o home da sua situação pecaminosa, Israel o povo da promessa de Abraão, que viria ao mundo para por meio dele trazer benção espirituais a humanidade e a sua salvação (Gn 12.1-3) “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. A nação no presente momento de Isaias, estavam pecando e provocando a ira de Deus (o mundo jaz no maligno... I Jo 5.19 - pecando contra Deus). Deus precisava disciplinar seu povo para conduzi-los ao arrependimento, assim como o mundo precisa padecer para reconhecer o amor de Deus. O povo que veio da promessa, embora improváveis para trazer solução divina, por causa do pecado, formam eles mesmos, de onde Deus proveu a salvação da humanidade, enviando seu Unigênito Filho para tornar-se carne “...em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne” (Rm 8.3) para morrer por nós no madeiro da cruz, para nos dar salvação (Jo 3.14-16).

b)   Ele foi feito pecado por nós. (I Pe 3.18; Gl 3.13). O pecado gerou morte no homem, que subjugou o mundo, Deus ordenou que o homem não o desobedecesse estando no Éden, mas o mesmo caiu em pecado e isso sob pena de morte (tanto morte espiritual, como existencial - carnal) o homem é predestinado a morte (Hb 9.27). Foi preciso Cristo descer ao mundo para vencer o pecado e a morte. Ele foi feito pecado por nos mesmo sem pecado, para julgar o pecado na carne sendo crucificado no madeiro.

“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”. 1 Pe 3:18 

3.      3. NO TEMPO FUTURO. (v.3).

a)      Confiarei e não temerei (v.2; Sl 27.1). Assim Deus foi no passado, nos provendo a salvação, assim o é o presente (progressivamente) e será no futuro, são etapas da salvação. Precisamos apenas caminhar na presença Dele, “Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais Ele fará” (Salmo 37.5). O profeta faz lembrar ao povo de Israel como Deus sempre poupou a nação, mesmo eles em desobediência, precisavam ser processados e moídos na tribulação e provação para reconhecer a Soberania de Deu para só depois receberem a restauração, a libertação e salvação!

b)      “Vós com alegria tirareis água das fontes da salvação”. (v.3) Não há outro que possa salvar. Somente Deus é a nossa fonte de salvação!. É um cântico que expressa o agradecimento intimo da alma, pelo favor imerecido de Deus (a graça) que nos tirou do charco de lodo e do tremedal de lama, pondo os nossos firmes na rocha (nos livrando da perdição). Assim são os que esperam em Deus “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”. (Isaias 40.31).

c)      Merece meu louvor. (v.4; Sl 103). E deverá ser o nosso reconhecimento, pois a nossa salvação não limita a esta vida. Deu não nos prometeu livrar da morte física, nem tão pouco dos problemas que pode nos acometer, mas antes nos adverte a crê Nele (Mt 6.25-34), Paulo nos ensina que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”(Rm 8.18), isso mostra como é bom esperar Nele e Dele recebermos a salvação, ou seja, a revelação na sua vinda nos levará a adentrar as mansões celestes e gozar do beneplácito (bel prazer, vontade) de Deus na eternidade. (Ef 1.9).

d)      “Direis naquele dia:” (v.4). Aí se segue alguns verbos que denotam alguém pronto a fazer algo depois do grande livramento. Para Israel esse era o dever, quando eles finalmente saíssem do cativeiro, no caso, se referindo ao povo de Judá e os poucos remanescentes de Israel. Aqui esse hino emprega diversos termos para louvar a Deus. “Daí graças” significa: reconhecei publicamente ou declarai alto, em público. Invocai o seu nome” pode ser reformulado como proclamai em Seu nome. “Tornai manifestos” significa tornai conhecidos. “Contai” significa fazei lembrar. Cada um desses verbos indica reconhecimento público, o anúncio em voz alta dos milagres e obras de Deus. Entre os povos. A exemplo do Salmo 117, trata-se de um poema pró-evangelização internacional.

e)      “Cantai Louvores”. (v.5). Se refere ao culto de ações e graças, assim procederemos quando chegarmos na eternidade. “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres” (Salmo 126.3) confirma o que o profeta havia profetizando acerca da libertação do povo do cativeiro e o que eles deveriam expressar. Assim a igreja adentrara a mansão celeste exaltando o Rei d Glória. (Salmo 24:3-10). E por fim exaltaremos a Deus dizendo: “Grande é o Santo de Israel no meio de ti”. (v.6) 

Concluímos que: Deus é o mesmo, Ele esteve conosco no passado nos salvando (salvação – do mundo, satanás e do inferno), nos libertou e no presente está conosco nos conduzindo a celeste Sião, (salvação progressiva mediante a pratica da santidade) e por nos salvará eternamente (quando adentrarmos os Portais Celestiais e se encontraremos com o REI DA GLÓRIA). Queres amigo nesta noite fazer uma decisão junto a Cristo para receberes a salvação?Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Romanos 10:9-13)

Amém. 12.06.2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário