INDICE CRISTÃOS BEREANOS

domingo, 8 de julho de 2012

Teologia? O que é então que se entende por Teologia?

Teologia, vem do grego Theos e Logos, que significam " ciencia que estuda os assuntos referentes a Deus.
     Vivemos em mundo cheio de falsificações, a pirataria existe em quase todas as coisas que se possa encontrar, e a mesma tem contaminado todas as camadas da sociedade.Se determinado produto surge e garante sucesso, também logo aparecerão os falsos. A pirataria invade as nossas ruas, a cidade, invade a consciência das pessoas,corrompe a razão e o senso, tira a sensibilidade de ver o que é correto, o que é verdadeiro.
   Não é de admirar que também invade as nossas igrejas, onde muitos vivem uma vida de total falsificação religiosa e espiritual, tem infelizmente contaminado o tão exclusivo ensino teológico,não quero com isso lançar descredibilidade aos ensinos que se dão em institutos, falcudades e universidades, quando se fala em matéria de conhecimento teológico, pois seria bom que todos conhecessem bem melhor a palavra de Deus e tudo , tendo em vista o desenvolvimento melhor de uma vida cristã fundamentada em Deus.

  Quando falo em falsificações aqui e acolá, estou querendo dizer o quanto estamos rodeados de falsificações, das quais prejudicam e muitos a nós, estamos vivendo dias em que o evangelho "as boas novas" tornou-se um Hobby em todo o mundo, quantas pessoas se dizem evangélicas, crentes, e mesmo assim vivem uma vida de total mundanismo e materialismo. e quanto s que pensam em Jesus como o presidente do Banco Central, que pode dar riquezas, ampliar comercio, dar uma vida de regalias, "meu quer Deus!" será que é este o verdadeiro evangelho? será este a Verdadeira Teologia? 
   Muitos utilizam da Teologia, as vezes para interesse próprio, o que dizer de pregadores curandeiros que arrastam milhares de pessoas pelo mundo a fora, fazendo milagre aqui e ali, pensando que uma vida de curas, irá demonstrar que aprove tal ministério.
  O que dizer da teologia contemporanea? Aquela que menospreza os milagres bíblicos, que consideram alguns fatos como mitologia cristã, que questiona muitos do que nós acreditamos hoje, como algumas doutrinas que foram defendidas pelos os pais da igreja cristã nos primeiros séculos, como: a trindade, o nascimento virginal de cristo, a inerrancia e infabilidade da bíblia. São esses teologos que acreditam mais na ciência do que na palavra de Deus, já que afirmam que a  Bìblia não a palavra de Deus, mas um livro que contém a palavra de Deus.
    
    "Um fundamentalista é um crente nascido de novo no Senhor Jesus Cristo que:
  1. Mantém uma inarredável lealdade à Bíblia, como sendo inerrante, infalível e verbalmente inspirada.
  2. Crê que tudo que a Bíblia diz, assim é.
  3. Julga todas as coisas pela Bíblia e somente dela aceita julgamento.
  4. Afirma as verdades fundamentais da fé cristã histórica: a doutrina da trindade, a encarnação, o nascimento por uma virgem, a expiação substitutória [sic], a ressurreição corporal em glória, a ascensão, a segunda vinda do Senhor Jesus Cristo, o novo nascimento através da regeneração pelo Espírito Santo, a ressurreição dos santos para a vida eterna, a ressurreição dos perdidos para o julgamento final e a condenação eterna e consciente, a comunhão dos santos, os quais são o corpo de Cristo.
  5. Pratica fidelidade àquela fé e empenha-se por pregá-la a toda criatura.
  6. Expõe e se separa de toda negação eclesiástica àquela fé, acomodação com o erro e apostasia da verdade.
  7. Ardentemente guerreia pela fé que, de uma vez para sempre, foi entregue aos santos." (CLOUD, David W. Way of Life Literature, 1701 Harns Rd, Oak Harbor, WA 98277, 
http://wayoflife.org/~dcloud
])
  O fundamentalismo tem tomado uma grande variedade de formas. Como um movimento, tem sido largamente interdenominacional, mas muitas igrejas separatistas e independentes, tais como as igrejas conhecidas como Batistas Independentes e Igrejas Bíblicas Independentes, têm aceito o nome de Fundamentalista. Apesar desta variedade, no entanto, uma das principais marcas características do fundamentalismo – sua própria essência – sempre tem sido o guerrear pela fé [o corpo de doutrina] da palavra de Deus. Qualquer crente que não seja verdadeiramente guerreador no seu posicionar-se pela verdade não tem nenhum direito de herdar nem usar o nome de Fundamentalista Bíblico.
  Weniger escreveu para combater a falácia de que os fundamentalistas se preocupam apenas com os cinco fundamentos: "Como afluente presbiteriano da luta contra o modernismo, o fundamentalismo talvez tenha a ver somente com os cinco fundamentos... Mas a corrente principal do fundamentalismo, mais especificamente os Batistas de todas as faixas, os quais de longe representam a grande maioria dos fundamentalistas, nunca aceitou somente os cinco fundamentos. A World's Christian Fundamentals Association [Associação Fundamentalista Cristã Mundial], fundada em 1919, tinha pelo menos uma dúzia de doutrinas cristãs ressaltadas. O mesmo é verdade quanto à Fundamental Baptist Fellowship [Comunhão dos Batistas Fundamentalistas], originada em 1920. Um verdadeiro fundamentalista sob nenhuma circunstância restringiria sua posição doutrinária aos cinco fundamentos. Mesmo o Dr. Carls F. H. Henry, um teólogo neo-evangélico, listou pelo menos várias dúzias de doutrinas essenciais à fé. A única vantagem de reduzir a fé a cinco fundamentos é fazer possível uma mais larga inclusão de religionistas [sic], que podem estar muitíssimo afastados em heresias em outras doutrinas específicas. É muito mais fácil ter um grande número de adeptos, quando nos acomodamos ao mais baixo denominador comum em doutrina." (G. Archer Weniger, in Calvary Contender, 15 de abril de 1994).
  O Dr. David W. Cloud em sua obra Way of Life Literature, argumenta: "Embora o acomodamento doutrinário e o mundanismo estejam devorando algumas Igrejas Batistas Fundamentalistas, pelas suas beiras, louvo a Deus pelo Movimento Fundamentalista. Louvo a Deus que por 26 anos, no meio da apostasia destas últimas horas, tenho encontrado comunhão com igrejas que são comprometidas com todo o conselho de Deus.


José Roberto Alves – Bacharel em Teologia pelo o ISEBES-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário