INDICE CRISTÃOS BEREANOS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O QUE É A NOSSA VIDA? DE ONDE VIEMOS, QUEM SOMOS E PARA ONDE IREMOS?

Texto: Tiago 4.14

Ao meditar constantemente e pensar sobre a nossa vida, me vejo a refutar algumas das grandes perguntas da vida, baseado no conhecimento bíblico, consigo compreender “o que é a nossa vida?”. Partindo da saga de que o homem enfrenta desde o principio, entendemos pela as sagradas escrituras, que a criação de Deus fora realizada para cumprir com a sua vontade. Visto, não somente a criação do mundo, bem como todo o sistema de vida e toda a existência planetária que podemos conhecer por meio da ciência, mas no resultado de que a nossa existência não é uma mera superficialidade ou simplicidade do desejo que alguém possa fazer, ou seja, o nosso Deus não criou o homem para apenas satisfazer um desejo egoísta, mas para criar e dar propósitos a sua existência. Primeiro porque Deus quis que o mesmo se assemelhasse com o Criador e que fosse a sua própria imagem. Mas desde o principio, percebemos que o propósito da existência humana, tem levado a tomar um caminho diferente, talvez isto fosse uma predestinação ao descarrilhar no caminho da desobediência ou vontade de Deus é o que o homem vivesse em total harmonia com seu Criador.
1.       O QUE É A NOSSA VIDA?
Vendo a transgressão humana, em desobedecer ao mandamento de Deus, de que ordenara a que não comesse de tal fruto, o homem se viu agora carregado de seu erro e punição, sentenciado a viver distante de seu Criador, e predestinado a ter um limite na sua existência, ou seja, a condição de viver sempre e eternamente resume-se numa mera existência que mas parece um meio de condição para alcançar algo, como se fosse uma oportunidade adquirida para alcançar aquilo que foi perdido. Então a nossa vida, o que ela é? Bem, a nossa vida é apenas uma existência limitada por causa do pecado, como está escrito:
Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele, também, é carne: porém os seus dias serão cento e vinte anos.” Genesis 6.3;
Nisto, percebemos que a nossa existência agora é apenas um meio de oportunidade que Deus nos concede para procurar a sermos, (mesmo sendo pecadores) justos, mesmo sabendo que a nossa justiça não vale para Deus (Isaias 64.6). Mas é um meio da criatura humana buscar incansavelmente o seu Criador. Deus na sua infinita misericórdia, que é “a causa de não sermos consumidos” (Lamentações 3.22), nos amou e nos proveu meios de nos resgatar. A nossa sentença desde o principio, ao adquirir por hereditariedade o pecado, é a morte (Romanos 6.23), em Adão todos estão predestinados a morrer e em Cristo todos podem ser vivificados (I Corintios 15.22), pois Deus entregou o seu bem mais precioso, Cristo o seu Unigênito, para ser sacrificado por causa de nossos erros e pecados e pudesse nos fazer participantes da glória, obtendo a Vida Eterna. A saga do homem pecador é nascer, viver (em pecados, quando não aceita a Graça de Deus) e morrer. Ainda perguntamos de onde viemos, quem somos e aonde iremos?
2.       DE ONDE VIEMOS, QUEM SOMOS E AONDE IREMOS?
A ciência já procurou reformular ou dar as mais variadas respostas sobre a existência humana, mas nenhuma jamais se aproximou do discernimento da verdade bíblica. Tanto a filosofia e as mais variadas religiões, procuram respostas para preencher o vazio humano, no que se refere à causa da sua existência. Logicamente, viemos da existência grandiosa e eterna de Deus, quando Ele mesmo quis fazer com suas próprias mãos o homem “conforme a nossa imagem e semelhança” como expressara o Criador (Genesis 1.26). Portanto pelas as escrituras, temos a resposta á pergunta “de onde viemos?”, originariamente viemos de Deus através de Adão e hereditariamente recebemos o pecado por causa dele, e por isso vivemos debaixo do julgo do pecado e predestinado a morte, tanto física como espiritual. Senão for o amor de Deus por nossas vidas, entregando a vida do próprio Filho (evangelho de João 3.16) para salvar a nossa alma, o homem se encontra perdido para sempre. Morremos por causa do pecado que contaminou a vida carnal, os nossos membros são corrompidos e inclinados ás paixões infames deste mundo, portanto só o sangue derramado como desde o principio do mundo pode nos purificar de nossos pecados. Em Gênesis 3.21, encontramos Deus fazendo vestimentas para Adão e Eva, pois eles estavam ou se achavam nus, por causa do conhecimento que o pecado gerado, que fizera perceberem as suas a vergonhas. Mesmo assim, encontramos pela a primeira vez, Deus com certeza sacrificara um animal, para que da pele do mesmo fizesse vestimentas para Adão e Eva, veja que a palavra “túnicas de peles” vem do hebraico rvi, (‘ôr) que significa “pele (como nua); (por implicação) esconder, couro:- couro, pele”. Peles eram usadas para as vestes que Deus fez para Adão e Eva (Gn. 3.21); e como cobertura de itens como o Tabernáculo (Ex 25.5); e a arca (Nm 4.6), conforme o dicionário do antigo Testamento da Bíblia de Estudo Palavra Chave (CPAD). Assim é compreensível que um animal fora morto, havendo assim derramamento de sangue. Deus, em seu Filho Jesus nos redime de nossos pecados, quando Cristo morrera na cruz, derramando o seu sangue, para salvar a nossa vida da morte, não a física, mas a morte espiritual. Por tanto, a nossa vida é uma passagem que temos que nos leva para a eternidade: seja ela com Deus ou sem Deus, por isso mesmo por ser uma passagem, é uma oportunidade e um privilégio para escolhermos o caminho da Vida Eterna.
CONCLUSÃO:
Assim, viemos de Deus através de Adão e tornamos pecadores. O que nós somos? Somos pecadores por hereditariedade e natureza e estamos predestinados à morte (física) e se não nos arrependermos seremos levados á morte espiritual, o pecado como desde o principio refutei, tem como seu salário a morte. “O profeta Isaias em suas profecias fala que a nossa vida é como a ERVA: “Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” (Isaías 40: 8)”. A vida tem o seu fim e todas as suas lembranças terminam, mas a palavra de Deus é Eterna, o Apostolo João nos diz que: E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (I João 2.17). Vontade aqui se refere ao cumprimento da palavra de Deus, que ao homem compete cumprir para obter a Vida Eterna. Tiago ainda fala que a nossa vida é qual “vapor”, veja: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tiago 4: 14). É tempo de cuidar deste espaço de tempo que é a nossa vida, e enfim buscarmos com unhas e dentes as misericórdias do Senhor Jesus, e a cada dia buscar a salvação que é dada de Graça. Esta salvação é a resposta certa á ultima pergunta: Aonde iremos? Depende de você, temos a oportunidade de em Cristo receber a herança que Ele conquistou pra nós na cruz. Por meio da cruz, Cristo nos fez herdeiros: "Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo." (Gálatas 4: 7). Amigo, receba de Deus a herança da salvação, que é viver para sempre ao lado de Deus. Para isso, precisamos receber a Cristo como nosso Salvador: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;" (João 1: 12).

Estudo esboçado por: José Roberto - Bacharel em Teologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário