INDICE CRISTÃOS BEREANOS

domingo, 17 de julho de 2011

ARREBATAMENTO? O QUE É ISTO?



INTRODUÇÃO.
Segundo a Bíblia Sagrada, trata-se de um evento que acontecerá no fim dos tempos, que é a retirada dos santos e salvos (os cristãos fiéis) da terra por meio de Cristo, e este será o marco que insere o inicio da grande tribulação sobre a terra, como também o período de provar a Israel quem é o verdadeiro Messias, por eles rejeitado, e a aproximação do Reino Milenial de Cristo, assim como o renovo dos céus e terra, e o por fim, a consumação de todas as coisas no Juízo Final.
1.VEJAMOS AS DEFINIÇÕES BIBLICAS SOBRE O ARREBATAMENTO:
1.1. Arrebatamento, o que significa?
Segundo o dicionário, significa “raptar com força ou violência”, que Paulo relaciona ao simples piscar de olho, que segundo o original grego é: átomos, decifrando assim um momento que nem mesmo a cronologia do tempo poderá contar. Evento glorioso que Paulo registra em sua primeira epístola aos Tessalonicenses, no quarto capitulo, onde ele refuta a ressurreição dos santos e fala sobre a esperança da promessa de Cristo, anima os crentes dali, e mostra como acontecerá quando Cristo então de modo invisível vier arrebatar os seus escolhidos. (I Ts. 4.13-18). Há muitos tem se dedicado em explicar este tão glorioso evento, e tantos que até divergem desse ensino, e muitas teorias tem se levantado para explicar a volta de Jesus. E há também os que desconhecem biblicamente e criticam os que assim proclama ou ensina sobre o arrebatamento, do grego “harpazo”. Existe a interpretação de que a sua vinda acontecerá em duas etapas, o modo invisível e visível.
No modo invisível, explica alguns teólogos, devido a palavra grega “parousia” (embora esta palavra, em algumas vezes possa significar a volta eminente de Cristo sobre a terra) aqui mostra nitidamente que Cristo aparecerá de maneira presencial somente aos seus escolhidos, por isso Paulo explica que Ele estará nas nuvens aguardando a chegada dos santos (I Ts. 4.17). E o modo visível, é quando Cristo vier derrotar os inimigos de Israel, revelando a todas as nações a sua glória, assim como se apresentará a Israel como Rei vitorioso, o Messias esperado vindo resgatar o povo judeu. Por isso João expressa “E todo o olho O verá, até os que traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Amém.” (Ap 1.7)
1.2. Quem insinuou o assunto nas sagradas escrituras, ou que mesmo ensinou sobre o arrebatamento?
Segundo as santas escrituras, principalmente o Novo Testamento, estas insinuações, embora não seja correto assim dizer, mas essas predições e ensinos partiram diretamente do Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio entregar a sua vida em favor de muitos e assim salvar, justificar, redimir e então introduzir o salvo á presença de Deus. Não somente restando assim fazer, mas concede inteiramente o escolhido um lugar de eterno repouso ao seu lado, quando disse: “para que onde eu estiver, estejais vós também”(Jo 14.3).
1.3. Quem refutou o assunto? E por quê?
A explicação mais correta, é que o Apostolo Paulo foi quem fez a explanação desse assunto dentro de um conjunto de doutrinas, na qual definimos como Escatologia, que vem do grego “escathos” que quer dizer “último” e Logia que significa “estudo”, portanto definimos como o estudo das últimas coisas. Os crentes de Tessalônica talvez estivessem preocupados quantos aos cristãos que morriam, a dúvida quanto a ressurreição estava permeando algumas mentes, por isso Paulo explica que a ressurreição era certa, baseado na ressurreição de Cristo ele afirma categoricamente que assim como Deus o ressuscitou Jesus dentre os mortos, Ele fará com aqueles que morreram aguardando e guardando a sua palavra. E então explica que naquele dia glorioso quando Deus fazer vir a vida os que dormiram, também os salvos vivos serão transformados para ser participantes da promessa de salvação. (I Ts 4 14,15).
2. ESCOLAS OU PENSAMENTOS QUE INTERPRETAM O ARREBATAMENTO.
Iremos neste tópico falar sobre algumas escolas de interpretações existentes em nossos dias, visto que no ponto de vista teológico, baseados em algumas citações biblicas, dá-se a entender alguns níveis de pensamentos sobre este assunto. Vejamos:
2.1. Os Pré-tribulacionistas.
Esta é uma escola de pensamento que defende a tese de que Jesus Cristo virá buscar a igreja da terra, logo ao começar o período da Grande Tribulação. E esta doutrina é mais aceitável entre os cristãos, principalmente os pentecostais, e é a que tem mais citações biblicas para a defesa da tese. Usam o método literal de interpretações das passagens biblicas usadas para refutação quanto ao ensino desta escola. Vejamos.
a) Eles afirmam que a igreja será tirada antes da tribulação, afirmando que a ira futura (grande tribulação) não é para igreja e sim para castigar os gentios. (I Ts 1.10)
b) Creem na interpretação de Daniel, no que se refere a semana de anos, sendo que esta se refere á sete anos, que o N.T identifica como o período da grande tribulação. (Dn 9.24-27).
c) Creem que a grande tribulação é a última das setes dispensações, e que esta é também um meio de Deus corrigir, educar, castigar e repreender Israel com vara de juízo, preparando os judeus para aceitarem a Cristo como o Messias prometido. (Ez 20.37).
d) A ira de Deus que virá sobre a terra é realmente a grande tribulação, e esta terá o objetivo de punir os rebeldes de todas as nações, assim como Israel. (I Ts 1.10; 5.9) e sendo assim Deus não tem nenhum interesse de derramar a sua ira sobre a igreja, pois ela aceitou a Cristo, sendo assim chamada de Noiva.
2.2. Os Meso ou Midi-tribulacionistas.
São os que defendem a ideia de que a igreja de Cristo passará por parte da grande tribulação, ou seja, os quarenta e dois meses, segundo Ap 11.1,2 ou os 1.260 dias em Ap 12.6, ou “tempos e metade de um tempo” que corresponde segundo as semanas de anos de Daniel á 3 anos e meio, sendo este o período que o anticristo terá cumprindo um acordo de paz com Israel. E afirmam que neste período a ira de Deus não será derramada na terra, logo após o rompimento do acordo de Israel e o anticristo, virá os últimos anos de total agonia sobre a face da terra e neste momento a igreja será arrebatada.(Dn 9.26,27).
2.3. Os Pós-tribulacionistas.
Esta doutrina está ganhando mais espaços nos últimos dias, principalmente entre os cristãos tradicionais de igrejas históricas. Veremos neste compêndio que o movimento pós-tribulacionista creem veemente que é necessário que a igreja passe pela a grande tribulação, para a mesma ser purificada. Esta escola interpreta que ao passar a grande tribulação Cristo levará a igreja e logo após de imediato virá a terra. Vejamos algumas características.
a) Usam a interpretação alegórica.
b) Mesmo sendo a igreja inserida na grande tribulação, não sofrerá a mesma, pois enquanto que a ira de Deus será derramada sobre os gentios, a igreja apenas sofrera tribulações, assim chamada de pequenas proporções ou apenas aflições comuns.
c) Explicam que a preservação da ira, significa ser guardado na tribulação, ou seja, a igreja estará na grande tribulação, mas sem ao menos sofrer-la, significa proteção sobrenatural, e daí vem a interpretação alegórica: “assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, todavia foi protegido de seus efeitos”.
d) E afirmam baseados em Mt 24.22, que haverá “santos” na terra durante a grande tribulação.
2.4. A teoria do Arrebatamento Parcial.
É a teoria que defende que nem todos os cristão serão arrebatados, mas somente os que estiverem “vigiando” e “esperando” a eminente volta do Senhor Jesus, estes cristãos que serão arrebatados, somente conseguirão participar deste evento devido ao nível de espiritualidade para os tornarem dignos. Por tanto alguns estudiosos acham-se inteirado de que os cristãos uma vez sendo resgatados, redimidos e purificados, precisam então estar instantemente e constantemente aguardando a vinda de Cristo, com uma vida inteiramente guardada das contaminações do mundo e do pecado, e ainda afirmam que os demais que não estiveram ou tiveram uma vida reta e justa não poderão participar do arrebatamento.

CONCLUSÃO.
Portanto o arrebatamento é uma promessa gloriosa de Cristo para a igreja, é uma maneira de Deus vir resgatar de uma vez por todas os santos que aceitaram o sacrifício de Jesus na cruz e que por amor e reconhecimento tornaram seus servos e consequentemente filhos de Deus por adoção. O arrebatamento é maneira de Deus também livrar os salvos da ira futura que Ele trará sobre a terra, ou seja, Deus estará castigando os que rejeitaram o amor de Cristo, os que desprezaram a salvação, e preferiram amar as trevas e as suas obras más, é sobre esses que Deus trara terrível juízo. Portanto o método do arrebatamento é literal e não alegórico, e é correto entender que o arrebatamento ocorrerá de fato antes da grande tribulação, entendendo que as tribulações não é o mesmo que grande tribulações, um trata de lutas e conflitos passageiros e outra se refere a o período que Deus determinou para derramar a sua ira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário