INDICE CRISTÃOS BEREANOS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

USANDO O QUE TEM NAS MÃOS!

Texto: Êxodo 14.11-16,21.

INTRODUÇÃO.

    Israel, o povo descendente de Abraão e herdeiros de suas promessas, estavam passando um processo de transformação em sua trajetória, em rumo á terra prometida. Haviam recebido a liberdade de sair do Egito e assim seguir em direção as promessas de Deus para aquela nação, e como Deus havia endurecido o coração de Faraó, ele ao ver Israel escapando das suas mãos, tornou a perseguir-los, por quê? Será para pôr á prova aquela nação? Seria para ainda manifestar o seu poder? Demonstrar a sua misericórdia?

    1. A MURMURAÇÃO DE ISRAEL. (vv 11,12)
    Vejamos a reação do povo. Com seus olhos naturais pensaram que seu inimigo teriam vantagens sobre eles e os poderiam destruí-los, assim duvidaram no que Deus “O SOU QUE EU SOU” poderia fazer em favor de seu povo.
    a) Os sinais que havia feito no Egito.
    Ao invés de clamar a Deus, eles murmuraram contra Moisés e a Deus. E você como tens agido diante das dificuldades? Mas a Bíblia garante, que os que confiam no Senhor alcançará misericórdia. (Sl 125.1; Is 40.31)
    b) Aquele povo não lembrou nas ações e poder, sinais e maravilhas que Deus operou, quando eles estavam no Egito. Quantas vezes, Deus tem nos proporcionado bençãos, vitórias e maravilhas?

    2. MOISÉS APASIGUA AQUELA MULTIDÃO. (v 13).
    a) O desespero em frente ao mar.
    Moisés mesmo vendo que Faraó vinha atrás, e que ele exercia responsabilidade sobre o povo, em guiá-los a terra prometida, não se desesperou diante do mar e de seu inimigo. Pois a responsabilidade era de cima, de Deus Todo Poderoso. Ele relembra ao povo os grandes feitos e obras que Deus operara lá no Egito, para os livrá-los. O próprio Moisés era o que intercedia a Deus pelo o povo em todos os momentos, a tipologia de Cristo. O milagre do Mar Vermelho é comprovado pela a arqueologia, que mostra através de registros de descobertas, que ainda estão os vestígios dos carros egípcios, como ossos de corpo humano. Apresenta também com Deus fez passar somente por aquela parte do mar a todo povo de Israel, mostra a arqueologia, que naquele lugar era uma ponte de areia.
    b) O exemplo de Cristo – como nosso intercessor (I Tm 2.5; I Jo 2.1). É Ele que através do Espirito Santo, que faz conhecidas as nossas petições diante de Deus. Nos momentos mais difíceis, em que não encontramos mais palavras, que o seu Espirito intercede com “gemidos inespremíveis” pois sabe como convém pedir. (Rm 8.26)

    3. A ORDEM DE DEUS PARA MOISÉS. (v 15)
    a) Deus ordena o povo a marchar.
    Imagine, como marchar se só havia o mar na frente, por onde passaria? A falta de fé, daquele povo fez com que Deus perguntasse a Moisés...”por que clamas a mim”? Veja que é Deus que fala pra você nesta hora. Confie em Deus, mesmo não vendo onde há solução!
    b) Podes confiar nas misericórdias de Deus?
    Veja o exemplo da auto confiança de uma criança, que confia em seu pai. A mesma postura Deus tem para conosco, Ele é nosso Pai, e sabe cuidar muito bem dos seus.

    4. USANDO O QUE TEM NAS MÃOS.
    Moisés sabia que ao alcançar a Deus, receberia uma resposta certa e concreta para aquela situação. O Deus que havia aparecido numa sarça, que dissera “EU SOU O QUE SOU” jamais iria abandoná-lo, pois será que Deus deixaria aquele povo sofrer? O mesmo que havia operado maravilhas no Egito diante de todos, iria agora deixar aquela nação perecer? Não! Deus nos ouve quando clamamos (II Cr 7.14/ Jo 15.7).
    a) Moisés havia dito para aquela nação “O Senhor pelejará por vós e vos calareis!” (v 14)
    b) Deus ordenou: “Levanta a tua vara e estende sobre o mar, e fende-o”. Assim Moisés fez e o milagre aconteceu.
    c) Como se sentes diante do mar das lutas? Como está a tua alma agora? Veja que Deus está tratando contigo nesta hora!

    CONCLUSÃO.
   
    Mediante o que foi falado, jamais devemos fazer o mesmo que Israel. Mas confiar inteiramente no Senhor Jesus, na sua palavra, em tudo que ele tem nos prometido. Pois o nosso lá é o céu!!! Não murmures jamais, mas cante louvores a Deus!


Esboço feito por: José Roberto Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário