INDICE CRISTÃOS BEREANOS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A TRINDADE SANTÍSSIMA

Mateus 3. 16,17; 28. 19.

"E, sendo Jesus (FILHO) batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus (ESPIRITO SANTO) descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus (PAI) dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."

                "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"


 
Estudo elaborado por: José Roberto Alves da Silva

Não posso pensar em um e único, sem que me veja imediatamente envolvido pelo fulgor dos três; nem posso distinguir os três, sem que me veja imediatamente voltado para um e único.” (NAZIANZO, Gregório de. Sermão sobre o santo batismo).

Eis que me aparece, como num enigma, a Trindade. Sois vós, meu Deus, pois Vós, Pai, criastes o céu e a terra no princípio de nossa Sabedoria, que é a vossa Sabedoria, que de Vós nasceu, igual e co-eterna convosco, isto é, no vosso Filho. (…) No vocábulo “Deus”, eu entendia já o Pai que criou todas as coisas; e pela palavra “princípio” significava o Filho, no qual tudo foi criado pelo Pai. E, como eu acreditasse que o meu Deus é Trino, procurava a Trindade nas vossas Escrituras e via que o vosso Espírito “pairava sobre as águas”. Eis a vossa Trindade, meu Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Eis o Criador de toda criatura.” (AGOSTINHO, Aurélio. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 379-380).


INTRODUÇÃO:

O conhecimento genuino de Deus é a chave para a posse da vida eterna, conforme afirmou o .Senhor Jesus (Jo 17.3). Embora seja dificil do ponto de vista racional, entender esse misterio, é absolutamente verdadeiro que Deus aparece nas Escrituras como um Deus trino. A palavra “Trindade” propriamente dita, não ocorre no texto canônico, mas a doutrina está abundantemente espalhada através de ilustrações, declarações, referencias e inferencias, sendo elementos suficientes para nos convencer de sua realidade.

O termo Trindade (lat. Trinitas), foi cunhado pelo bispo Tertuliano (160-230), para ser o designativo da doutrina de que Deus é a coabitação eterna e perfeita de três pessoas que partilham da mesma Deidade.

Para se alcançar um entendimento sóbrio e isento de heresias acerca da Trindade é necessário analisar os dados bíblicos, dos quais naturalmente emerge essa doutrina, ao invés de se criar modelos e tentar encaixar a Bíblia a eles. O melhor modelo que podemos utilizar para a explicação da Trindade deve ser o reflexo direto dos dados escriturísticos.

1. NOÇÕES GERAIS DE TRINDADE.

1.1 – As dificuldades da doutrina:
Muitas pessoas encontram dificuldades quando começam a estudar a doutrina da Trindade por duas razões:
a) A primeira: É que esta palavra não ocorre no texto bíblico.
b) A segunda: É que o Antigo Testamento ensina com muita veemência a doutrina da “unicidade” de Deus. Não devemos nos perturbar com isso, pois existem muitas outras palavras que não ocorrem na bíblia e tratam de temas, doutrinas, e práticas absolutamente pertinentes á vida cristã, por exemplo: Escola Dominical, Missões, etc...

Essencialmente, Deus é Uno. Todavia, está patente na Bíblia que Deus subsiste eternamente em três pessoas distintas: O Pai, O Filho e o Espírito Santo. A revelação bíblica nos aponta três pessoas igualmente divinas (Mt 28.19). Não se trata absolutamente de três deuses, mas de três pessoas divinas que possuem a mesma essência e eterna divindade. Trindade é o modo triúno em que Deus é. “A Bíblia revela três pessoas, cada uma distinta, em seu oficio, das outras. Além disso, são perfeitamente uma unidade em caráter e harmonia, e juntas consistem uma divindade, sem nunca serem três deuses”.

1.2 – O ensino bíblico:

O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas absolutamente distintas (Jo 16. 7-10; 13-15). O texto aqui descrito nos dá a certeza da distinção das três pessoas, Jesus é quem narra estas expressões, chamando o Espirito Santo de Ajudador (v.7), e no versículo 15, Ele fala na pessoa do Pai. Vemos com isso, que cada um possui sua própria personalidade. Nenhuma das três pessoas é a outra. Cada uma tem a sua própria identidade. A divindade pertence a cada uma das três Pessoas e as todas três. Logo, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Deus são as três pessoas. Os três são Deus e Deus são os três.

2. A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO.

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”

Analisando o texto em hebraico temos:



Deus (hb. elohiym, plural de ‘elowahh, designação do supremo Deus), no princípio (hb. re’shiyth, o primeiro em lugar, tempo, ordem ou ranking) criou (hb. bara’, criar, fazer e ‘eth, propriamente, por si só, ou seja ‘criou sem qualquer auxílio) os céus e a terra. E a terra era (hb. hayah, vir a ser, tornar-se) sem forma e vazia (hb. tohuw, desolação, deserta, sem coisa alguma, bohuw, estar vazia, vacuidade, ruína indistinguível); e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus (hb. ruwach elohiym, semelhante ao fôlego, exalação violenta, aplicável apenas a um Ser racional) se movia sobre a face das águas.

Do exame acima, pode-se concluir que: Deus foi o responsável pela criação de todas as coisas, através do Seu princípio (Jesus, cf. Ap. 3.14) e Seu Espírito Santo já encontrava-se em operação no mundo.

A criação do homem reflete o consenso da Deidade, ao utilizar “façamos (hb. ‘asah, fazer no sentindo mais amplo e extensivo possível)… à nossa imagem e semelhança (hb. tselem, uma sombra, figura representativa, dmuwth, similitude, forma, modelo)” em Gn.1.26-27.

Existem muitas afirmações divinas que reclamam a existência e a presença de mais de uma pessoa. Na criação do homem, Deus usa a expressão “façamos o homem a nossa imagem” (Gn 1.26). É claro que Deus não se aconselhou com os anjos quando decidiu criar o homem, conforme alguns entendem de Is 40.14. Em Gn 11.7, Deus diz: “Eia, desçamos e confundamos alí a sua língua...” Em Is 6.8, o Senhor pergunta: “A quem enviarei e quem há de ir por nós?” O primeiro versículo da Bíblia oferece um forte argumento á doutrina da Trindade. A palavra “Deus” é a tradução da palavra “Elohim” e a palavra “criou” é a tradução da forma verbal “barah”.

Pois bem: Esta forma verbal exige um sujeito no singular (criou), mas a palavra Elohim é um nome próprio na forma plural. Existem algumas afirmações diretas que incluem a existência de três pessoas. Exemplos: (Is 48.16) “O Senhor Jeová me enviou o seu Espírito”. São dignas de consideração e estudo algumas passagens do Antigo Testamento, tais como a benção tríplice de Nm 6.24-26 e a doxologia de Isaías 6.3.

3. A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO.

3.1 – NOS EVANGELHOS.
É possível estudar a doutrina da Trindade em todos os Evangelhos. Por ocasião do batismo de Jesus (Mt 3.16,17), o Pai faz uma proclamação desde os céus; em forma corpórea de pomba descendo sobre Jesus. Observamos a Trindade na fórmula batismal prescrita pelo Senhor em Mt 28.19. Várias vezes Jesus menciona o Pai e o Consolador e o Espirito da Verdade em seu sermão no Evangelho segundo João, nos capitulos 14 a 16, Jesus fala do Pai e do Espirito Santo como pessoas a Ele ligadas através da divindade, mas perfeitamente distintas em personalidade. Ex.: Jo 14.16; 16. 7-10, etc.

3.2 – Em Atos dos Apóstolos.
Naturalmente, o convívio com Jesus e a aprendizagem de seus ensinos levaram, seus discipulos a uma plena compreensão da Trindade. Em Atos 1. 7,8 o Senhor Jesus se refere de maneira cristalina as três Pessoas. Em Atos 2. 32,33 as três Pessoas são mencionadas com distinção.

3.3 – Nas Epístolas.
O Apóstolo Paulo nos deixou um material abundante, que diz respeito a Trindade. Foi ele quem nos apresentou a bênção apostólica em I Co 13.13. O apóstolo Pedro distingue magistralmente as três Pessoas bem como suas eternas atividades na obra da Redenção (I Pe 1.2)

3.4 – No Apocalípse.
Várias referencias e inferencias são encontradas no último livro da Bíblia, dentre as quais, destacamos os capítulos 1. 4,5 e 4. 8. Cocluímos, por tanto, que Deus é Triuno: Tri em personalidade e manifestação e Uno em divindade, pois só existe um único e Verdadeiro Deus (Dt. 6.4; I Jo 5.20).

Notas Adicionais do Professor:

1. A ideia de Trindade está presente nos seguintes casos na Bíblia.
a) Criação do Homem. (Gn 1.26; 3.22; 11.7; Is 6.8; Mt 3.16,17; 28.19; I Co 12.4-6; 2 Co 13.13; Ef 4.4-6; I Pe 1.2; Jd 20,21 e Ap 1.4,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário