Por:
José Roberto
Texto:
Gálatas 5. 22 e 23.
“Mas
o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fé, mansidão, temperança.”
INTRODUÇÃO:
O
verdadeiro resultado da conversão de uma pessoa a Cristo é o
aparecimento de novos comportamentos que vão alterar a conduta e o
carácter do homem. Na Epístola de Paulo aos Gálatas 5.22, o
apostolo fala sobre o “Fruto do Espirito”, essa grande benção
que Deus tem concedido na igreja e de extrema importancia na vida do
crente, pois é atraves dela que o crente passa a ter uma vida de
santificação que o conduzirá a grandes realizações e vitórias.
1.O
QUE É O FRUTO DO ESPÍRITO?
São
virtudes e qualidades que o Espirito Santo manifesta na personalidade
do crente. É o resultado das características que há em Cristo e
que foram introduzidas na vida do pecador que se arrependeu (Jo
15.1-5; 2 Co 4.10,11). Quando a comunhão com Cristo é interrompida,
a manifestação do Fruto do Espirito também é interrompida na vida
do homem.
Notemos
que expressão usada por Paulo está no singular “Fruto” e não
“Frutos”. A palavra “Fruto” vem do grego Karpós e
significa “Maturação”, juntando-a com a palavra
Espirito, temos a conclusão de que este termo quer dizer: “As
virtudes de Cristo são amadurecidas no crente como resultado da
comunhão constante com o Senhor Jesus. Nenhum crente pode
considerar-se completo se nele não houver a manifestação dessas
virtudes. (Ver Tg 1.4; 2 Pe 1.4-8).
2.
CLASSIFICAÇÃO DO FRUTO DO ESPIRITO.
Embora
a palavra Fruto está no singular como foi mencionado, porém engloba
noves virtudes, as quais são:
2.1
– Amor (gr. “Agápê”Αγάπη).
Esta
expressão vem do grego, que no sentido da palavra é a própria
essência do amor. Paulo ainda define como o vinculo da perfeição
(Cl 3.14). É o amor espontâneo, imutável e sacrificial, que nos
leva a amar até os nossos próprios inimigos. (Mt 5.46,47).
2.2
Gozo ou alegria
(gr.
“kara” Χαρά).
É
o regozijo espiritual, a alegria do amor. (At 5.41,42; 13.52). É a
felicidade que é produzida pelo o Espirito Santo em nós, mesmo que
estejemos em dificuldades e tribulações (2 Co 7.4).
2.3
Paz (gr. “Eirene” Είρήνη).
No
hebraico encontramos “Shalom”. É o resultado
decorrente da união intima do crente com Deus. É um estado de calma
interior. É tranquilidade perfeita, independentemente das
circunstancias da vida (Mc 9.50). Quanto ao seu funcionamento, a paz
é o AMOR PACIFICADO (Mt 5.9) em sua utilidade, podemos com a paz
guardar, conservar os bons pensamentos (Fp 4.8) e ter comunhão com
todos (Hb 12.14).
2.4.
Longanimidade
(gr.
Μακροθυμία).
Pronuncia
“Makrotymía” e é um dos atributos de Deus (2 Pe 3.9). É
paciencia para suportar as ofensas. É tolerancia para aguentar com
mansidão e humildade uns aos outros em amor. (ef 4.2; Tg 1.3). É o
AMOR ESPERANDO.
2.5.
Benignidade (gr. Χρηστοτης).
“Krêstótês”
é a graça e misericórdia. É a qualidade do benevolente (Cl 3.12).
É gentileza de espirito e excelência de caráter com bom tratamento
e anelando sempre o bem para o próximo (Ef 4.32; Cl 3.13). é o AMOR
AGRADANDO.
2.6.
Bondade (gr. Agatosune)
“Agatosyne”
e denomina-se como a prática do bem. É quando amor entra em ação,
fruto de um coração integro e reto (Gl 6.10).
2.7.
Fé “Pístis” (gr. Πίστις).
Ocorre
aproximadamente 244 vezes em todo o texto do N.T, a fé é o fruto
que conduz a fidelidade. “Aquele que tem fé é fiel” esse fruto
torna o cristão fiel, pois leva-nos a crê e ser fiel Àquele que
nunca vimos, mas cremos na sua existência
2.8.
Mansidão “ Praytês” (gr. Πραΰτης).
Mesmo
diante de fatos desagradáveis, o crente permanece inalterado, é a
moderação que nos conserva pacíficos (Nm 12.3; Mt 11.29). Quanto
ao seu funcionamento, é o AMOR COM SERENIDADE (Ef 4.1-3; 1 Pe 3.4).
Sua utilidade diz respeito ao aspecto individual.
2.9.
Domínio Próprio (gr. “Egkratéia” έγκράτεια).
É
a capacidade de autodomínio próprio, é o freio que colocamos à
nossa vida (Tg 3.2). É o controle do nosso espirito (Pv 16.32;
25.28), palavras (Cl 4.6) e atitudes (I Co 6.12), é o AMOR
EQUILIBRADO.
3.
COMO ADQUIRIR O FRUTO DO ESPIRITO.
3.1
– Entendendo a sua natureza.
É
o Espirito Santo quem implanta na vida do crente o Fruto do Espirito.
O objetivo é transformar o crente segundo a natureza divina (Ef
3.19; 2 Co 3.18). E assim, o crente passa a ter os sentimentos de
Cristo (Fp 2.5)
3.2
– Dependendo de Deus
O
Fruto do Espirito é algo divino em nós; é um processo de
transformação moral que está muito alem da capacidade do homem
decaído. É indispensável a dependência de Deus para que seja
gerado em nós o “FRUTO”.
3.3
– Dedicando-se ao serviço de Deus.
Através
da dedicação o crente experimenta a cada dia uma manifestação
crescente da presença de Deus em sua vida (2 Co 4.16; 3.18),
resultando na posse das virtudes divinas. É necessário, portanto a
cooperação do livre arbítrio no propósito da dedicação a Deus.
Redação,
Pesquisa e Editoração:
José
Roberto Alves da Silva
Bacharel
em Teologia, Professor de Discipulado da
Congreg.
Jardim Maravilha, Petrolina – PE.
Site:
www.osfundamentosbiblicosdafe.blogspot.com
E-mail:
joseroberto.teologo@gmail.com
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