INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quinta-feira, 26 de maio de 2016

NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA... ÊXODO 20.4

  A refutação romanista sobre a aceitação de imagem de esculturas ou figuras iconográficas nas igrejas é bem interessante, como também o fato de alguém ensinar que os versículos não podem ser lidos isoladamente, mas a maneira que se maneja estes versículos é que isola a mente de muita gente. Pois bem, devemos rever alguns conceitos em relação a este assunto, quando Deus proíbe a fabricação de ídolos ou imagens, Ele de fato está proibindo quaisquer imagem, não somente aquilo que era adorado em outras nações, mas de fato qualquer forma como meio de adoração, inclusive até a adoração a Deus. Moisés relembra aos israelitas lá em Deuteronômio 4.15,16, quando diz:

 "Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;"

  Moisés antes da repetição do decálogo, ele novamente relembra a nação que de forma nenhuma aquele povo viu a Deus, para que pudesse em seus pensamentos fazer ou fabricar alguma imagem. Pessel ou Pecel é uma palavra hebraica que de fato significa imagem de escultura assim como a Septuaginta traduz como "Eidolon" que tem o mesmo significado.
  A questão da fabricação da Arca assim como os querubins, não era um meio de adoração, mas de demonstração de que a presença de Deus estaria entre a nação de Israel. Mas a bíblia não registra algum israelita lhe dirigindo orações, sabendo que a Arca ficava sempre dentro do Tabernáculo e que nenhum israelita podia ver e nem ao menos tocar. Sobre a fabricação da imagem da serpente sobre uma haste, era um simbolo de salvação e não uma imagem pra adoração, pelo o fato que a simples obediência de olhar para a serpente ao ser picado, seria curado do veneno, era um antídoto, e prefigurava o meio salvífico que Cristo faria na cruz quando fosse erguido morrendo pra a salvação da humanidade, como Cristo mesmo cita no Evangelho de João 3.14-16. Lembrando que o fato desta serpente ser adorada pelos os israelitas com o nome de Neustã, fez com que ela fosse quebrada juntamente com todos os ídolos existentes nos altos e montes nos dias do Rei Ezequias, conforme 2 Reis 18.4. 

"Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã."

 Se procurarmos na Biblia encontramos muitos versículos com relação a adoração a imagens ou ídolos. Devemos entender que a verdadeira adoração não precisa de artifícios ou objetos para se dirigir a Deus, pois o próprio Senhor Jesus Cristo nos ensina que Deus é espirito e os verdadeiros adoradores o adorarão em espirito e verdade (Ev. João 4.24). O próprio profeta Isaías fala sobre o processo de fabricação das imagens, quando diz:

"Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se esquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se esquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam. (Isaías 44.15-18)"

"Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar."(Isaías 45.20)

"O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.
(Oseias 4.12)

Se vasculharmos bem a palavra de Deus vemos de fato que Deus proíbe a adoração por meio de imagem. No concilio de Jerusalém, Tiago e a igreja que estava ali tinha determinado que os gentios que se convertesse a fé em Cristo se abstivessem de:

"Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos dos apóstolos 15.29).

Portanto devemos prestar adoração a Deus sem intervenção nenhuma de alguma coisa ou ídolo ou imagem, mas direcionar somente a Deus em espirito e verdade. amados leiamos com mais cuidados o que ensina a Bíblia, pois ela está até mesmo acima da tradição, seja ela Católica ou outra qualquer.

Fiquem na Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário