INDICE CRISTÃOS BEREANOS

sábado, 30 de setembro de 2017

DEUS NÃO ESQUECE OS SEUS!

Texto: Isaías 49.14-17

INTRODUÇÃO:

- Mesmo que o amor materno seja desvanecido, ou seja, que uma mãe esqueça seu filho, visto que na atualidade muitas tenham desamparado seus filhos, onde as mesmas perderam o amor por aqueles que saíram das suas entranhas, todavia, há um amor maior que supera todo amor existente. Quantas insensibilizadas rejeitaram seus filhos, mesmo que estes vieram de abusos sofridos na vida, mas não devem pagar pelos os atos ocorridos dos seus progenitores. Muitas as jogam no lixo, nos monturos, ou matam antes mesmos de nascerem ou ainda após o nascimento. É horrível, mas é a realidade! DEUS NÃO ESQUECE OS SEUS!
- Israel também vivia um drama na sua trajetória, em meios aos embaraços do pecado, em adultério espiritual, nas adorações fajutas e idolatras, foram severamente castigados e por causa disso se achavam como um filho desamparado por seu Pai, que nesse caso é DEUS! Mas mesmo assim, em pecado, DEUS não o havia desprezado. Mas a realidade espiritual da nação era morte, isto é, a sujeira do pecado permeada e encrustada na vida do povo eram tamanhas, ao ponto do Senhor falar por Isaias: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar e nem seu ouvido agravado para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. (Is 59.1,2). Mas o amor de Deus transcende qualquer amor, pois Ele é o Amor, pois DEUS NÃO ESQUECE OS SEUS.

1. “JÁ ME DESAMPAROU O SENHOR”. (V.14).

- Mesmo Israel sendo rebelde, obstinado, que por muitas vezes foram de corações endurecidos, insípidos, de dura cerviz, desobedientes e que muitas vezes em grandes apuros, corriam para Deus assim tal como filo rebelde que na pior dissolução da vida, corre para o lar de seu pai, assim estava Israel, pensando eles se livrarem facilmente da situação em que muitas vezes caia, pois Deus mesmo amando seu filho, o castigava e fazia senti na pele a disciplina divina. (Lc 15.11-32 Filho pródigo). As vezes sem arrependimentos, e Deus os recebia, mas como Pai zeloso pelo seu filho disciplinava. Devemos aceitar a disciplina de Deus, pois se Ele nos disciplina é por que nos ama e nos aceita como filhos. (Hb 12.5-13).
- Por isso Israel expressava: “Já nos desamparou o Senhor”... Será que Deus mesmo desampara seus filhos?
a) A provação de Deus é um meio de corrigir os erros que cometemos na vida. (Hb 12.5-11; Tg 1.2,3).
b) É um sinal de que Deus nos aceita como filhos. (Hb 12.7,8).
c) É uma maneira de provar seu amor e cuidado por nós. (Hb 12.6).
d) Seu amor é imensurável, além do amor materno. Ele não esquece os seus. (Jr 31.20).
e) Sua compaixão é infinita, por isso a cada dia cuida de nós. (Lm 3.22-24; Is 49.15; Ml 3.17; Mt 7.11).

2. “GRAVADO NA PALMA DA MÃO DE DEUS”. (V.16).

O texto nos apresenta a preocupação de Deus provar o seu amor por Israel. Demonstra o quanto é incansável amor de Deus por seus filhos, provando o quanto nos ama, pois em seu filho Jesus está a maior prova de Amor por nossas vidas, pois Cristo se entregou na cruz por nós, em prol de resgatar as nossas vidas, e a prova estão nos cravos que rasgaram as palmas das suas mãos. Está ali o memorial por toda a eternidade, as cicatrizes ficaram para provar o tamanho grandioso e imensurável do amor de Deus. (Jo 3.14-18). Estas marcas Cristo as apresentou a Tomé, e elas podiam ser apagadas na glorificação quando da ressurreição do corpo de Cristo. (Jo 20.27), e estão sempre diante Dele, dos seus olhos como um memorial e prova de que Ele morreu para nos salvar. Louvado seja Deus! Já os muros ao redor da cidade, estão expressando a fortaleza e esconderijo (Salmo 91.1) e apontam para a proteção de deus e o seu zelo por nossas vidas.
a) Deus deu um sinal, memorial da retirada de Israel do Egito (Ex 13.7), quando no cap. 12 do mesmo livro, encontramos a presença do sangue do cordeiro nos umbrais dos portais da casa dos israelitas. É o sacrifício de Cristo.
b) O selo do verdadeiro amor, de um homem coma sua esposa mutuamente, aponta para o imensurável amor de Cristo por sua igreja. (Ct 8.6).
c) O selo do Anel de Deus,  é a garantia da durabilidade do amor de Deus, que é para sempre. Amor tal que assim como Deus amou Israel, “de tal maneira” ama a cada de seus filhos que o recebem como Pai para toda eternidade. (Ag 2.23; Is 42.1; 43.10).

3. SAÍDA DAQUELES QUE ASSOLAM O POVO. (v.17).

Deus faz promessas, de livramento e descanso para seu povo, ao passo que Ele mesmo afirma que afastará os seus opositores e destruidores, que estavam no meio deles, tentando contaminar toda a nação. Assim Deus sempre não se esquece dos seus, antes está providenciado o melhor para nós.
a) Israel sempre esteve cercado de inimigos. Mas Deus estava sempre ao redor deles. (Salmo 125.2).
b) Eram essas nações que serviam a Deus, quando Ele as utilizava para afligir e provar o povo de Israel. (Is 43.1,6). Assim Deus não mudou, ele nos prova para aumentar a nossa fé e intimidade com Ele, porém devemos ser obedientes a Deus assim como Cristo (kenósis – esvaziamento de Cristo) esteve em relação a Deus, esvaziou-se a si mesmo e obedeceu todos os requisitos, para salvar a nossa vida do pecado, satanás e mundo corrompido... (Fp 2.5-11).
c) A igreja (Israel espiritual) está debaixo da potente mão de Deus, ele pode nos corrigir e disciplinar, pois a prova do seu cuidado e amor por nós. (Hb 12.6; Pv 3.11-12; Jó 5.17).

CONCLUSÃO:

Deus nos ama com amor infinito, real e verdadeiro. Mesmo que você acha que todos te abandonaram, desperta!!! DEUS NUNCA ESQUECE OS SEUS! Amigo, creia que você que lê esta mensagem e crê veemente no que estou expondo, faça uma decisão neste momento: ACEITE A CRISTO, CONFESSE-O COMO TEU SALVADOR E SENHOR DA TUA VIDA. Ele fez tudo por você, seu amor é transcendental, pois vai além do que podemos imaginar e fazer. Pois Ele prova seu amor conosco, Cristo morrendo e seu sangue como garantia de salvação e perdão dos nossos pecados. Deus mesmo distante de você, pois os nossos pecados são como paredes entre nós e Deus, só poderá ser desfeita, quando aceitamos Jesus como nosso salvador e entregamos toda nossa existência e vida nas mãos Dele. Amém!
Apontamentos próprios e constante pesquisa aos textos da Biblia Sagrada, versão ARC e ARA. E notas e comentários bíblicos.


José Roberto Alves – Teólogo.
(30/09/2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário