INDICE CRISTÃOS BEREANOS

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

EM QUE CONSISTE A NOSSA ESPERANÇA?

Texto: Ef.2.11-13(Rm 8.18-25)

INTRODUÇÃO.

Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa LUFT: “Esperança – É um substantivo feminino, que significa: 1. ação de esperar o que se deseja. 2. Expectativa otimista; confiança. Segundo Charles S. Snyder em seu livro “Psycology of Hope (Psicologia da Esperança) – É uma ideia motivadora, que possibilita a pessoa crê em resultados positivos...” Mas em âmbito espiritual podemos ver muito além do que pensa os grandes pensadores deste mundo, ou mesmo os psicólogos que por sua vez tenta explicar pela razão humana aquilo que só o homem espiritual sabe discernir. (I Co 2.14-16). Portanto, existe a esperança natural, que nasce dentro do homem, seja quem for. E existe aquela que vai além do físico, sobrenatural, tendo em vista Abraão que creu até mesmo contra a esperança”...  TIQVAH é a palavra hebraica para ESPERANÇA (Rute 1.12). Vem do verbo hebraico gavah que significa: “Olhar esperançosamente em uma direção particular” ou “esticar uma corda” (Strong 08615) Essa foi a esperança realizada na vida de Raabe ( Josué 18:20,21) e que aparece cerca de 33 vezes somente no Antigo Testamento. Então esperança é algo intrínseco na alma humana. Então, em que consiste a nossa ESPERANÇA? Qual é a sua ESPERANÇA nesta vida?

1. HÁ MUITAS COISAS NA VIDA, PELAS QUAIS ESPERAMOS.

a) O QUE ESPERAMOS?
- ESPERAMOS: Receber aumento no nosso salário, ser recompensado pelo nosso patrão e ser reconhecidos por nossos feitos.
- ESPERAMOS: Passa num concurso, ou vestibular, se dar bem na faculdade e posteriormente arrumar um bom emprego, ganhar satisfatoriamente, isto permeia a mente de quase todos seres humanos.
- ESPERAMOS ter um bom casamento, alguém para esta conosco, e enfim esperamos ter uma linda família e se dar bem em todos os âmbitos da nossa vida, e que todas essas ESPERANÇAS sejam realizadas, isso é bom e maravilhoso, mas porém não sobrepõe a ESPERANÇA real que completa a nossa alma, e qual seria esta ESPERANÇA?

b) AS ESPERANÇAS EM PRAZERES TERRENOS.
- As vezes se constitui de algum bem material: riquezas, posses, fama. (Lc 12. 16-21)
- Se limita aos prazeres  do aqui e agora. (Lc 15. 11-14).
- A esperança não está em seres humanos. (Sl 33.16,17; 147.10,11).
- Os que não têm DEUS, não tem a real esperança. (Ef 2.12; I Tm 4.13).

2. QUAL A ESPERANÇA DO CRENTE NO MUNDO?

a) O CRENTE ESPERA ALGO ALÉM DESTA VIDA.
- Se a esperança do crente se limita a este mundo, Paulo nos diz que “Somos os mais miseráveis de todos os homens”... (I Co 15.19). São as provações que nos levarão a termos mais convicções da nossa esperança. Pois sempre esperamos pelo agir de Deus em prol das nossas vidas. (Rm 5.2-5). Somos salvos por causa da nossa esperança. (Rm 8.24-28). E por isso devemos nos alegrar na esperança. (Rm 12.12).
- Temos a esperança pelo o futuro, vinculada pela fé firme (Rm 15.13; Hb 11.1).
- A esperança do crente é o Senhor. (Sl 146.3,5; Jr 17.7). É uma esperança que não traz confusão (Rm 5.5; Sl 22.4,5; Is 49.23) é a âncora do crente através da vida. (Hb 6.19,20).

b) A BIBLIA TESTIFICA A ESPERANÇA DO CRENTE.
- Ela nos traz a esperança daquilo que está escrito em suas paginas, e com proposito. Rm 15.4.
- Pode encher o crente de esperança no poder do Espirito Santo. Rm 15.13.
- Esta esperança deve ser o resultado daquilo que se faz. I Co 9.10
- A esperança deve ser acompanhada pela fé e o amor. I Co 13.13.

3. A REAL E VERDADEIRA ESPERANÇA DO CRENTE.

a) EM QUE ELA CONSISTE?
- Consiste na consumação da nossa salvação. (I Ts 5.8).
- Consiste em termos uma morada eterna nos céus. (Jo 14.1-3; 2 Co 5.1-5; 2 Pd 3.13).
- Consiste na vinda bendita de Cristo. (Tt 2.13). Onde seremos arrebatados (I Ts 4.13-18) e veremos Ele (Fp 3.20,21; I Jo 3.2,3). Esperamos sermos recompensado ante o Tribunal de Cristo. (I Co 5.10), onde recebermos as coroas, a saber: de justiça (2 TM 4.8); de glória (I Pd 5.4); da vida (Ap 2.10). Enfim, a ESPERANÇA de adentrarmos a mansão celeste e recebermos a VIDA ETERNA. (Tt 1.2; 3.7).

CONCLUSÃO:

- Amigo, não almejas receber a Cristo e galgar os tesouros celestes, receber esta real esperança na tua vida? Embora algo nesta vida nos faça ter alguma esperança, mas nada substitui as promessas e glorias que obteremos quando abraçamos a fé em Cristo e recebemos Dele as grandiosas promessas, dentre elas, a VIDA ETERNA. Nada substitui este sublime bem, pois a nossa esperança não se limita aqui a esta vida terrena e frágil, corrompida e degradante e nem tão pouco pode nos levar a ter uma outra vida melhor. Só Jesus Cristo constitui a nossa real esperança, não apenas intelectualismo e pensamento positivo nos consolarão, e nem tão pouco uma mera satisfação da alma, SÓ JESUS É O NOSSO REAL SENTIDO DE VIVER, A NOSSA ÚNICA E VIA ESPERANÇA, POIS SABEMOS QUE ESTAREMOS COM ELE ETERNAMENTE. Faça a sua decisão junto a Cristo neste momento. Enquanto ainda é possível faze-lo.

BIBLIOGRAFIA:

Apontamentos próprios e consulta á Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia do Pregador. Esboço e estudo feito e a reeditado em 27/09/2017.

Teólogo: José Roberto Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário